AO VIVO
AO VIVO
Home ESPORTES Praia Grande-SC é destino para a prática de Canionismo

Praia Grande-SC é destino para a prática de Canionismo

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Praia Grande, Extremo Sul catarinense, é uma das cidades privilegiadas pela natureza, acomodando uma biodiversidade rica e buscando cada vez mais conciliar turismo de aventura, ecoturismo, conservação e consciência ambiental e entretenimento juntos.

E um dos esportes que destacamos é o Canionismo ou Canyoning que tem conquistado muitos adeptos nos últimos anos. A prática consiste em percorrer cursos d’água, na vertical ou na horizontal, passando por diferentes obstáculos.

Fotos: Divulgação

Um dos apaixonados pela prática, natural de Praia Grande, atuando profissionalmente nessa modalidade esportiva é o condutor local e instrutor de Canionismo, Rutieli Hoffman da Silva, mais conhecido por “Caniço”.

Em entrevista para a Rádio Maristela no dia 21 de outubro, com cerca de 20 anos de experiência como esportista, Caniço explicou que o Canionismo é um ótimo esporte para quem gosta de atividades ao ar livre e também é indicado para quem adora uma aventura. “O melhor é que esse esporte não causa impacto nenhum ao meio ambiente”, alerta, Caniço.

O Canionismo é praticado em ambientes aquáticos, geralmente descendo um rio, um riacho ou um córrego, em um ambiente natural, onde o praticante poderá encontrar corredeiras, cachoeiras, poços e pedras cobertas pela mata. É na ultrapassagem desses obstáculos que estão os desafios do esporte. Algumas das técnicas praticadas no Canionismo, são: técnicas verticais (ascensão por corda, rapel e escalada), águas brancas (canoagem e rafting), natação em corredeiras (floating), caminhada (water-trek), slides (tobogãs) e saltos.

Canionismo em Praia Grande/SC

O esporte em Praia Grande já vem sendo praticado desde meados de 1990 nos Canyons situados nos Parques Aparados da Serra e Serra Geral. De acordo com o instrutor, atualmente o esporte vem se popularizando no Brasil e, em Praia Grande, não é diferente, devido aos diversos locais para a pratica.

Os esportistas da região estão se organizando para a Formação de uma Federação Catarinense de Canionismo, já que os praticantes do esporte já estão inseridos nas associações de Guias Locais da Região, tais como: APCE, ACONTUR, ASGEN e TIGRE PRETO.

Saiba como praticar

A cidade de Praia Grande tem atividades para todos os níveis de esportistas, praticantes e visitantes que desejam aventurar-se nesse esporte. “Para quem deseja iniciar no canionismo, que é tão encantador, é necessário um conhecimento básico de técnicas. Mas para quem deseja ter uma experiência das atividades de canionismo na região temos empresas na cidade especializadas em proporcionar momentos de pura diversão com segurança”, explica Caniço.

Destino dos eventos esportivos

O município de Praia Grande/SC, por meio da Confederação Brasileira de Canionismo (CBC), foi escolhida para sediar o 20º Encontro Brasileiro de Canionismo (EBC), e candidata a sediar a Reunião Internacional de Canionismo (RIC), em abril de 2022. Eventos, que colocam os destinos Aparados da Serra e Serra Geral em destaque no cenário internacional, potencializando ainda mais a geração de renda por meio da exploração consciente do patrimônio natural.

Dicas de roteiros

Canionismo do Café

O Canionismo do Café conta com uma atividade que permite-se conhecer um lugar onde poucos tiveram a oportunidade de estar.
Inicia por uma trilha no meio da mata de fácil acesso, ao longo do percurso utiliza-se técnicas de Rappel para transpor cinco cachoeiras que variam de 8 a 38 metros de altura. Após, segue-se novamente por uma trilha até a comunidade Rio do Boi.

Duração: 5h a 7h

Nível: Médio-Esportista

Incluso: Guia, Seguro, Equipamentos de Segurança e Roupa de Neoprene (roupa de borracha)

*Mais detalhes consultar a prestadora do serviço.

   
Canionismo da Goteira

Uma sequência de cinco Rapéis de até 40 metros. O circuito inicia na Pousada Caminho dos Canyons e finaliza na Pousada Itaimbé. O Canionismo da Goteira pode ser praticado por iniciantes ou sem nenhuma experiência, um roteiro de uma exuberância impar que proporcionará momentos incríveis.

Duração: 4h a 6h

Nível: médio

Incluso: Guia, seguro, Entrada, Equipamento de Segurança e Roupa Neoprene (roupa de borracha)

O que levar: lanche de trilha, roupa seca, água potável, repelente e protetor solar.

*Mais detalhes consultar prestadora do serviço.  



 

Para mais informações sobre cursos e práticas de Canionismo em Praia Grande/SC, contate o telefone (48) 99119-0420 / 99171-2899 (Whatsapp).

Central de Jornalismo – Rádio Maristela

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing