AO VIVO
AO VIVO
Home TURISMO Projeto em trâmite na Câmara Municipal prevê concessão dos Centros de Atendimento ao Turista de Torres

Projeto em trâmite na Câmara Municipal prevê concessão dos Centros de Atendimento ao Turista de Torres

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Está para ser votado na Câmara de Vereadores de Torres, o Projeto de Lei 51/2020, de autoria do Poder Executivo (Prefeitura) que autoriza a conceder a título oneroso (arrendar) os bens públicos denominados “Centros de Atendimento ao Turista – CATs”, para exploração comercial, mediante licitação, na modalidade Concorrência Pública.

A concessão da exploração remunerada dos “CATs” contempla os seguintes empreendimentos: o Centro de Atendimento ao Turista localizado no Parque Municipal Odilo Webber Rodrigues (Parque do Balonismo); e o Centro de Atendimento ao Turista localizado no Largo Samhan, parte norte da Praça XV de Novembro.

O Contrato previsto na lei, que ainda tem de ser aprovado na Câmara, terá prazo de até cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco anos. E os recursos oriundos com pagamentos das Concessionárias ao Município deverão ser revertidos para ao Fundo Municipal de Turismo – COMTUR.

Parceria entre produção comercial e atendimento público

Na justificativa do Projeto de Lei, o governo de Torres defende que haja este serviço em cidades turísticas como Torres por ser ele de fundamental importância para um atendimento profissional. No entanto a prefeitura defende que, para atender a todas as funções de forma profissional, os CATs têm de possuir ambiente adequado e estruturado com os equipamentos necessários (computadores, totens informativos, internet, segurança, ambiente climatizado, etc.), além de profissionais altamente qualificados, treinados e com condições de prestar no mínimo um atendimento trilíngue (português, espanhol e inglês).

Mas o município de Torres vinha oferecendo o serviço aquém disso  e ainda estava tendo custos altíssimos para manter o serviço à disposição, pois a atividade não possui fundo comercial (por ser pública).  E é aí que entra a teórica parceria que o PL propõe: Agências de Turismo receptivas alugam os espaços para vender seus produtos (passeios, roteiros, dentre outros) e a prefeitura mantém seu atendimento de informações turísticas da cidade junto e no mesmo espaço das operadoras que vencerem a licitação.

A prefeitura lembra, na mesma justificativa, que a concessão dos espaços se dará de forma onerosa (vai cobrar aluguel dos espaços), mediante licitação, na modalidade Concorrência Pública e feita somente à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstrem capacidade de realizar prestação de serviços especializados de atendimento ao turista.

Na prática, o município de Torres cederá a exploração dos pontos onde os turistas buscam orientação em Torres (no parque do Balonismo e na Praça XV) para que as operadoras de Turismo ou empresas similares vendam seus pacotes. Em troca receberá, além do aluguel dos espaços e a manutenção física dos mesmos, a presença de profissionais qualificados das concessionárias, que poderão manter um nível mais especializado no atendimento geral dos turistas quando do oferecimento de seus pacotes, muitos destes pacotes indicados por atendentes ligados à prefeitura, mas que são, na prática, produtos que têm custos para serem consumidos.

Importante salientar que serviço de atendimento aos visitantes que chegam à cidade e querem saber o que, onde e como vão ter acesso a serviços e atratores de turismo ainda são feitos por atendentes ligados à prefeitura de Torres. Só que, no mesmo espaço, profissionais de mercado de turismo receptivo farão suas abordagens. Trata-se de uma parceria entre serviço público e exploração comercial.

O PL deve ser votado em breve e provavelmente aprovado. E é a partir desta aprovação que ficarão mais claros os detalhes da concessão quando do lançamento do Edital de Licitação pela prefeitura.

Fonte: AFolhaTorres

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing