Ocorreu na tarde desta terça-feira (08) uma assembleia geral extraordinária na AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) com a presença dos prefeitos da gestão 2017-2020 e 2021-2024 para atender aos Estatutos Sociais da associação. Entre os temas da pauta de convocação estava a eleição da nova presidência para o ano de 2021. O prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, será o primeiro prefeito a assumir a associação na gestão 2021-2024.

Conforme o secretário executivo da AMESC, Moacir Mario Rovaris, a assembleia atendeu aos Estatutos Sociais da associação, bem como a pauta enviada pela FECAM (Federação Catarinense dos Municípios) neste momento de transição. Em consonância com o artigo 15, a associação é gerenciada conforme o número de prefeitos eleitos nas siglas partidárias. MDB e PP obtiveram o mesmo número de eleitos, sendo que uma pré-assembleia reuniu os gestores para definição de quem assumiria primeiro. Para a eleição nesta terça, uma chapa estava inscrita e foi eleita por aclamação.

A direção executiva ficou composta pelo prefeito de São Joao do Sul, Moacir Francisco Teixeira como presidente; 1º vice-presidente o prefeito de Timbé do Sul Roberto Biava; 2º vice-presidente o prefeito de Santa Rosa do Sul Almides Roberg Silva da Rosa; 1º secretário o prefeito de Meleiro Eder Mattos e 2º secretário o prefeito de Maracajá Anibal Brambila.

No Conselho Fiscal Efetivo ficam: o prefeito de Araranguá César Antonio Cesa; o prefeito de Balneário Gaivota Everaldo dos Santos; o prefeito de Turvo Sandro Cirimbelli; o prefeito de Jacinto Machado João Batista Mezzari e o prefeito de Passo de Torres Valmir Augusto Rodrigues.

No Conselho Fiscal Suplente ficam: o prefeito de Balneário Arroio do Silva Evandro Scaini; o prefeito de Ermo Paulo Della Vechia; o prefeito de Morro Grande Clélio Daniel Olivo; o prefeito de Praia Grande Elizandro Pereira Machado e a prefeita de Sombrio Gislane Dias da Cunha.

O presidente, prefeito Ronaldo Pereira da Silva, falou sobre o desafio durante 2020. “Vivemos um ano atípico e a associação, assim como o restante da sociedade, precisou conviver com uma pauta diferenciada e desafiadora. Demos continuidade aos serviços, como a criação do projeto Recuperar, mas foi preciso enfrentar a pandemia em paralelo que ocupou grande parte das ações. Foi um prazer estar ao lado dos gestores ao longo destes anos, bem como da equipe da AMESC, e desejo sucesso aos novos prefeitos”.

O futuro presidente, Moacir Francisco Teixeira, observou que juntos, os 15 prefeitos se tornam mais fortes para a defesa dos cerca de 202 mil habitantes do extremo sul, sendo que se compromete em dedicar-se ao fortalecimento da entidade para que a região tenha mais conquistas. “Juntos vamos em busca das outras esferas, como estadual e federal, e espero que em breve, logo no começo do próximo ano, possamos reunir os 15 prefeitos e pontuar quais serão nossas principais bandeiras em uma pauta positiva”.

Os demais assuntos

A primeira pauta do dia foi a apresentação da FECAM para os novos gestores. Diante da pandemia, a assembleia foi híbrida e o gerente executivo da FECAM, Dionei Walter da Silva, e o diretor executivo do CIGA (Consórcio de Informática e Gestão Pública Municipal), Gilsoni Lunardi Albino, fizeram suas exposições de forma online. A FECAM encaminhou três vídeos para serem apresentados.

O gerente executivo da FECAM, Dionei, falou em nome do presidente, prefeito de Rodeio Paulo Weiss, que está em roteiro em Brasília e São Paulo. Deu boas vindas aos novos gestores e parabenizou aos prefeitos que deixam os cargos. “É uma grande responsabilidade assumir a gestão  pública de um município”, pontuou e colocou a Federação à disposição, como os serviços do CIGA, apresentados por Gilsoni.

Também seguindo as recomendações, os funcionários da AMESC se apresentaram e falaram sobre qual papel desempenham para auxiliar nas administrações municipais. A equipe conta com: o secretário Executivo Moacir Mario Rovaris; a secretária Débora Mansan Camilo; o contador Alexsander dos Santos; o advogado Marcelo Rovaris De Luca; o gestor de Convênios Francisco Verissimo;  a coordenadora de Políticas Públicas  Rosangela Paulino Alexandrino; a coordenadora de Turismo e Cultura  Helen Becker, o coordenador do Movimento Econômico e Tecnologias da Informação Ailson Piva, a assessora de comunicação Renata Tonetto Angeloni e a auxiliar de serviços gerais Maria Elias Pedro.

Na assembleia ainda foi analisada a contribuição financeira dos municípios para a associação, bem como sobre a data da posse da nova diretoria.

Fonte: Portal Agora