AO VIVO
AO VIVO
Home REGIÃO Definido novo presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense AMESC

Definido novo presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense AMESC

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Ocorreu na tarde desta terça-feira (08) uma assembleia geral extraordinária na AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) com a presença dos prefeitos da gestão 2017-2020 e 2021-2024 para atender aos Estatutos Sociais da associação. Entre os temas da pauta de convocação estava a eleição da nova presidência para o ano de 2021. O prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, será o primeiro prefeito a assumir a associação na gestão 2021-2024.

Conforme o secretário executivo da AMESC, Moacir Mario Rovaris, a assembleia atendeu aos Estatutos Sociais da associação, bem como a pauta enviada pela FECAM (Federação Catarinense dos Municípios) neste momento de transição. Em consonância com o artigo 15, a associação é gerenciada conforme o número de prefeitos eleitos nas siglas partidárias. MDB e PP obtiveram o mesmo número de eleitos, sendo que uma pré-assembleia reuniu os gestores para definição de quem assumiria primeiro. Para a eleição nesta terça, uma chapa estava inscrita e foi eleita por aclamação.

A direção executiva ficou composta pelo prefeito de São Joao do Sul, Moacir Francisco Teixeira como presidente; 1º vice-presidente o prefeito de Timbé do Sul Roberto Biava; 2º vice-presidente o prefeito de Santa Rosa do Sul Almides Roberg Silva da Rosa; 1º secretário o prefeito de Meleiro Eder Mattos e 2º secretário o prefeito de Maracajá Anibal Brambila.

No Conselho Fiscal Efetivo ficam: o prefeito de Araranguá César Antonio Cesa; o prefeito de Balneário Gaivota Everaldo dos Santos; o prefeito de Turvo Sandro Cirimbelli; o prefeito de Jacinto Machado João Batista Mezzari e o prefeito de Passo de Torres Valmir Augusto Rodrigues.

No Conselho Fiscal Suplente ficam: o prefeito de Balneário Arroio do Silva Evandro Scaini; o prefeito de Ermo Paulo Della Vechia; o prefeito de Morro Grande Clélio Daniel Olivo; o prefeito de Praia Grande Elizandro Pereira Machado e a prefeita de Sombrio Gislane Dias da Cunha.

O presidente, prefeito Ronaldo Pereira da Silva, falou sobre o desafio durante 2020. “Vivemos um ano atípico e a associação, assim como o restante da sociedade, precisou conviver com uma pauta diferenciada e desafiadora. Demos continuidade aos serviços, como a criação do projeto Recuperar, mas foi preciso enfrentar a pandemia em paralelo que ocupou grande parte das ações. Foi um prazer estar ao lado dos gestores ao longo destes anos, bem como da equipe da AMESC, e desejo sucesso aos novos prefeitos”.

O futuro presidente, Moacir Francisco Teixeira, observou que juntos, os 15 prefeitos se tornam mais fortes para a defesa dos cerca de 202 mil habitantes do extremo sul, sendo que se compromete em dedicar-se ao fortalecimento da entidade para que a região tenha mais conquistas. “Juntos vamos em busca das outras esferas, como estadual e federal, e espero que em breve, logo no começo do próximo ano, possamos reunir os 15 prefeitos e pontuar quais serão nossas principais bandeiras em uma pauta positiva”.

Os demais assuntos

A primeira pauta do dia foi a apresentação da FECAM para os novos gestores. Diante da pandemia, a assembleia foi híbrida e o gerente executivo da FECAM, Dionei Walter da Silva, e o diretor executivo do CIGA (Consórcio de Informática e Gestão Pública Municipal), Gilsoni Lunardi Albino, fizeram suas exposições de forma online. A FECAM encaminhou três vídeos para serem apresentados.

O gerente executivo da FECAM, Dionei, falou em nome do presidente, prefeito de Rodeio Paulo Weiss, que está em roteiro em Brasília e São Paulo. Deu boas vindas aos novos gestores e parabenizou aos prefeitos que deixam os cargos. “É uma grande responsabilidade assumir a gestão  pública de um município”, pontuou e colocou a Federação à disposição, como os serviços do CIGA, apresentados por Gilsoni.

Também seguindo as recomendações, os funcionários da AMESC se apresentaram e falaram sobre qual papel desempenham para auxiliar nas administrações municipais. A equipe conta com: o secretário Executivo Moacir Mario Rovaris; a secretária Débora Mansan Camilo; o contador Alexsander dos Santos; o advogado Marcelo Rovaris De Luca; o gestor de Convênios Francisco Verissimo;  a coordenadora de Políticas Públicas  Rosangela Paulino Alexandrino; a coordenadora de Turismo e Cultura  Helen Becker, o coordenador do Movimento Econômico e Tecnologias da Informação Ailson Piva, a assessora de comunicação Renata Tonetto Angeloni e a auxiliar de serviços gerais Maria Elias Pedro.

Na assembleia ainda foi analisada a contribuição financeira dos municípios para a associação, bem como sobre a data da posse da nova diretoria.

Fonte: Portal Agora

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing