AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Dom Pedro de Alcântara completa hoje, 29 de dezembro, 25 anos de emancipação

Dom Pedro de Alcântara completa hoje, 29 de dezembro, 25 anos de emancipação

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Dom Pedro de Alcântara, localizado na encosta da Serra, Litoral Norte gaúcho, completa nesta terça-feira, 29 de dezembro, 25 anos de sua emancipação políticoadministrativa. O Município que era considerado o quinto distrito de Torres emancipou-se no dia 29 de dezembro de 1995

Fotos: PMDPA

Um Município essencialmente agrícola, sendo o cultivo da banana a principal fonte de renda dos munícipes, fazendo fronteira com Torres, Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul. Sua população estimada em 2018, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, era de 2.541 habitantes.

Dom Pedro de Alcântara está é dividido atualmente em quatro distritos: sede de Dom Pedro de Alcântara, Morro dos Leffas, Arroio dos Mengues e Porto Colônia. A cidade é uma opção de passeio diferente para quem está no Litoral, com sua natureza exuberante e o Santuário Diocesano Gruta Nossa Senhora de Lurdes ao ar livre.

O prefeito eleito para o período 2021-2024, Alexandre Model, emitiu em mensagem felicitações pela passagem da data. “Meus sinceros parabéns ao município e ao seu povo”, afirmando que está empenhado para fazer grandes melhorias pela cidade e pelos dom-pedrenses.

História de um povo

De acordo com o relatos históricos, em 25 de dezembro de 1826, no mesmo ano em que chegaram os imigrantes alemães na região, o Imperador D. Pedro I, passou em Torres para uma visita à Província do Sul. Nessa ocasião os alemães foram convidados pelo comandante Paula Soares a prestar uma homenagem ao imperador.

Naquela oportunidade, eles pediram ao monarca uma parte de terra onde seria construída a sede comunitária. O Imperador, sensibilizado, fez uma doação de 25 hectares de terra para essa finalidade. Posteriormente, prestaram-lhe uma homenagem, pois como 25 hectares de terra também era chamado de uma “colônia de terra”, deram então o nome de Colônia Dom Pedro de Alcântara e, posteriormente, o município passou a ser chamado de Dom Pedro de Alcântara.

Central de Jornalismo – Rádio Maristela