Estão sendo encaminhados para os cidadãos, e-mails falsos em nome do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com boletos anexos, buscando o recolhimento indevido de valores. Para que ninguém mais caia neste golpe, o CBMSC lançou nota, esclarecendo as atividades.
Atualmente o Corpo de Bombeiros Militar possui a cobrança de três tipos de taxas referentes à segurança contra incêndio, sendo elas: vistoria de Habite-se; análise de projetos e vistoria de funcionamento. Os cidadãos que necessitarem gerar boletos poderão fazê-lo diretamente no site da corporação: portal.cbm.sc.gov.br ou entrar em contato com o Serviço de Segurança Contra Incêndio do município. Os e-mails, caso solicitados, sempre seguirão o padrão oficial da instituição, com o final @cbm.sc.gov.br.
As taxas cobradas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, referentes à área de Segurança Contra Incêndio são baseadas na Lei Estadual nº 7.541, de 30 de dezembro de 1988. Não é uma prática do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina enviar e-mails com aviso de taxas em aberto. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Serviço de Segurança Contra Incêndio mais próximo do seu município.
Cursos aos cidadãos
Também estão sendo divulgados cursos aos cidadãos que não possuem ligação com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Todos os projetos do CBMSC para a comunidade seguem suspensos, sem data específica para retorno, por conta da pandemia da Covid-19. Todas as informações referentes ao retorno das atividades serão divulgadas via redes sociais oficiais e site da corporação.
Fonte: RCN