AO VIVO
AO VIVO
Home SAÚDE Torres recebeu 400 doses da Oxford/AstraZeneca, vacinação recomeça hoje, quarta-feira

Torres recebeu 400 doses da Oxford/AstraZeneca, vacinação recomeça hoje, quarta-feira

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

O município recebeu 400 doses da vacina Oxford/AstraZeneca na tarde desta terça-feira, 26 de janeiro. Servidores da Saúde buscaram as doses em Osório, na 18ª Coordenadoria Regional de Saúde. Estão disponíveis 150 doses para a imunização da equipe do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, e mais 250 doses que serão aplicadas a partir desta quarta-feira, em servidores da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, profissionais autônomos do município e profissionais de saúde que atuam na rede privada. O critério será o de maior exposição ao coronavírus.

A vacinação vai ocorrer somente no Posto Central. Inicialmente serão atendidos os profissionais das seguintes categorias: Médicos, Odontólogos, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Enfermeiros, Psicólogos e Técnicos em enfermagem

É obrigatório a apresentação do registro profissional em dia. O horário de vacinação será das 8h às 12h e das 13h as 17h, ou enquanto houver vacinas. Os demais profissionais de saúde serão contemplados conforme o recebimento de mais doses pelo município.

Conforme o responsável pela Vigilância Epidemiológica de Torres, Renan Emerim Monteiro, devido uma perda técnica operacional já prevista pelo Ministério da Saúde na ordem de 5% nos frascos das vacinas, nem sempre são retiradas dez doses de um frasco como é esperado. Às vezes pode ser nove. Não é uma regra, destaca, porém, ao invés de 400 doses podemos ficar com menos 20 doses se isto ocorrer em todos os frascos.

Chegaram ao Estado no último domingo, 24 de janeiro, 116 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que imuniza contra Covid-19. O montante foi distribuído pela Secretaria da Saúde (SES) às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), com auxílio logístico da Brigada Militar e da Polícia Civil, e distribuição por via aérea e terrestre. A 18ª CRS que abrange 23 municípios recebeu 3.200 doses,

Ao contrário do que ocorre com a CoronaVac, em que são distribuídas apenas a metade das vacinas disponíveis para manter reserva para a segunda aplicação, as 116 mil novas doses servirão para vacinar mais 116 mil pessoas, majoritariamente trabalhadores da saúde. A segunda dose da vacina será aplicada em 12 semanas, quando há previsão de novo repasse por parte do Ministério da Saúde.

Fonte: PMT

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing