AO VIVO
AO VIVO
Home CLIMA Ciclone extratropical influencia o tempo no Sul do Brasil

Ciclone extratropical influencia o tempo no Sul do Brasil

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Entre hoje, terça-feira, e amanhã, quarta-feira, dias 02 e 03 de fevereiro, uma área de baixa pressão que atua no interior do continente avança em direção ao litoral e se aprofunda provocando chuva intensa no Rio Grande do Sul, já na quarta-feira, 3.

Na imagem abaixo, é possível observar o posicionamento dos sistemas meteorológicos entre os dias 2 e 3 de fevereiro indicando a baixa pressão avançando em direção ao litoral:


O vento sopra moderado na quarta-feira, com rajadas entre 30 e 50km/h no Rio Grande do Sul. Na quinta-feira, a presença do Ciclone extratropical provoca muita chuva no centro-leste gaúcho. Os maiores acumulados, ficam entre 80 e 100mm no centro-leste e no nordeste gaúcho.

Ainda na noite de quarta-feira (3), a baixa pressão que já atua no litoral do Rio Grande do Sul se intensifica e na madrugada de quinta-feira, dia 4 de fevereiro, já pode ser visualizada como um ciclone extratropical, como indicado abaixo:

Ainda na madrugada e manhã de quinta (4), as rajadas de vento são intensas no sul e leste do Rio Grande do Sul, soprando por volta de 50km/h. Ao longo do dia, as rajadas de vento aumentam de intensidade e chegam a 80km no sul e no leste do Rio Grande do Sul.

Nas demais áreas gaúchas e no sul e no litoral de Santa Catarina, há previsão de rajadas entre 50 e 70km/h. Em mar aberto, nas áreas próximas ao centro do ciclone são esperadas rajadas por volta de 100km/h.

Na sexta-feira (5), o ciclone extratropical ainda atua no oceano, ao largo do litoral do Rio Grande do Sul. O vento ainda é intenso no sul e no leste gaúcho com rajadas de vento entre 50 e 70km/h. Em alto mar a situação ainda indica ventos próximos de 100km/h.

Mar agitado

A presença do ciclone extratropical provoca vento forte sobre o oceano. O vento soprando intenso e persistente sobre o mar, forma as ondas que deixam o mar agitado a partir da noite de quinta-feira, nas praias do Sul.

A ondulação do mar é de sudeste, e a altura das ondas nas praias do Rio Grande do Sul e do sul de Santa Catarina, chega a 3 metros na sexta-feira (5). No decorrer do dia, as ondas aumentam de tamanho, também, nas demais áreas costeiras catarinenses e no litoral do Paraná com altura entre 2 e 2,5m.

No sábado, o mar ainda fica agitado nas praias do Sul do Brasil, mas a tendência é de diminuição da altura das ondas.

Fonte: Climatempo

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing