AO VIVO
AO VIVO
Home SAÚDE RS recebe mais 135 mil doses de vacina contra o coronavírus

RS recebe mais 135 mil doses de vacina contra o coronavírus

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

A Secretaria da Saúde (SES) recebeu no final de manhã desta quarta-feira (24/2) mais um lote com 135 mil doses da vacina da Oxford/AstraZeneca contra o coronavírus. A distribuição aos municípios gaúchos deve ocorrer nesta quinta (25) e sexta-feira (26). A prioridade dessa remessa é ampliar a vacinação de idosos. A definição das faixas etárias a serem atendidas ocorre nesta quinta (25) em conjunto com municípios.

Com esse novo lote, já são 839,4 mil doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas pelo Estado. Incluindo o recebimento desta quarta (24), são 251 mil doses do imunizante produzido pela Oxford/AstraZeneca (que no Brasil tem parceria com a Fiocruz) e 588,4 mil da CoronaVac (que tem acordo de produção no país pelo Instituto Butantan).

3d945be59b634af8484986e4b7b47a14
Caixas térmicas enviadas pelo Ministério da Saúde chegaram em voo que pousou no aeroporto de Porto Alegre no fim da manhã – Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Até o momento, cerca de 491.822 doses já foram aplicadas nos primeiros grupos prioritários: trabalhadores da saúde, pessoas acima de 60 anos ou com deficiência institucionalizadas, povos indígenas e idosos (com definição a partir de que idades conforme disponibilidade dos municípios). Desse total, 435.909 são referentes a primeira dose. E 55.913 completaram o esquema com a segunda aplicação.

Entre os idosos, as faixas etárias específicas a serem atendidas podem variar de município para município, já que a quantidade é baseada sobre projeções do censo do IBGE sujeitas a variações. Essa é uma definição que cabe a cada secretaria municipal de saúde, conforme disponibilidade de doses.

Esquema vacinal

7ce6c7604ccf73b1f7bd0dbf38c18ced
Doses seguiram para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da Secretaria da Saúde – Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O esquema vacinal completo com duas doses é necessário para obter a resposta imune esperada para a prevenção da Covid-19. A segunda dose da Oxford/AstraZeneca deve ser aplicada com 12 semanas de intervalo.

Para a CoronaVac, o prazo é duas a quatro semanas, sendo que a recomendação no Estado é que seja em 28 dias.

Fonte: Governo do RS

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing