AO VIVO
AO VIVO
Home RELIGIÃO Subsídios para a Quaresma são disponibilizados em formato digital

Subsídios para a Quaresma são disponibilizados em formato digital

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Para facilitar o acesso e promover ainda mais a vivência da Quaresma como preparação para a Páscoa, o Regional Sul 3 da CNBB disponibiliza nesta quinta-feira, as versões digitais dos subsídios Caminho Pascal em Sete Passos – Igreja nas Casas Vias-Sacras.

A intenção do material, oferecido agora em PDF às arqui/dioceses e paróquias do Estado – e também para outros interessados de todo o Brasil, é alcançar ainda mais as famílias e pequenos grupos, especialmente considerando a dificuldade de distribuição dos materiais em virtude da pandemia do Coronavírus.

O subsídio Caminho Pascal em Sete Passos – A Igreja nas casas, tem como lema Em Cristo a vida vence. Ele é a nossa Paz! e apresenta a proposta de encontros de reflexão e celebração que podem ser realizados em famílias, grupos ou até individualmente. O tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica – Fraternidade e Diálogo – e a fraternidade universal – proposta pelo Papa Francisco na Encíclica Fratelli Tutti – são as temáticas norteadoras do roteiro. No material, os encontros são fundamentados na Palavra de Deus, a partir do método da Leitura Orante da Bíblia: Leitura, Meditação, Oração e Contemplação.

A novidade deste ano é a produção do roteiro de celebrações da Via-Sacra da Cruz e da Ressurreição, apresentando a proposta para as 15 estações em cada uma. A Via Lucis ou Via-Sacra da Luz quer ser um complemento à Via Crúcis, em que se percorrem os momentos mais importantes da Paixão e Morte de Cristo. Na Via-Sacra da Ressurreição, percorrem-se 15 estações com Cristo triunfante desde a Ressurreição até Pentecostes.

O material explica que “Muitos fieis estão habituados a rezar a Via-Sacra da Cruz durante a Quaresma. É o caminho da dor de Jesus que assumiu nossas dores. […] Para o tempo pascal, a Igreja oferece a Via-Sacra da Ressurreição, para meditar as passagens bíblicas da Ressurreição do Senhor”. O texto destaca ainda que “A Via-Sacra da Cruz na Quaresma e a Via-Sacra da Ressurreição no Tempo Pascal, se unem formando uma só meditação sobre o mistério central da fé cristã: a paixão, morte e ressurreição do Senhor”.

Nas paróquias e arqui/dioceses de todo o Rio Grande do Sul, no material físico, completa o kit o Símbolo Pascal para a porta das casas, que traz o tema Em Cristo, a vida vence. Feliz Páscoa! A imagem apresenta a Cruz e a Pomba do Espírito e da Paz, representando a passagem de Jesus pela morte e a Ressurreição que celebramos no Domingo de Páscoa.

Para acessar os materiais, clique em cada imagem:

Para fazer download, clique aquiPara fazer download, clique aqui

Um agradecimento à Ir. Therezinha Cardoso

Em cada encontro sugerido no subsídio Caminho Pascal em Sete Passos a equipe de produção sugere uma cena bíblica para ser observada, rezada e meditada. Estas ilustrações foram criadas e cedidas gentilmente ao Regional pela Ir. Therezinha Cardoso, das Irmãs de São José de Chamberry.

Por isso, a utilização deste material em todo o Estado é também uma homenagem à Ir. Therezinha, que faleceu em Caxias do Sul na última segunda-feira, 22 de fevereiro. Acolhemos sua arte como sinal de sua presença entre nós e roguemos que Deus a acolhe para a Vida Eterna.

Fonte: Regional Sul 3 da CNBB

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing