Na manhã desta quarta-feira, 17 de março, chegou ao Rio Grande de Sul mais um lote do imunizante. As 318,2 mil doses de CoronaVac pousaram no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Essa nova remessa segue para a campanha de vacinação, de acordo com a Secretaria de Estadual de Saúde. A Secretaria de Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS) vão definir o público-alvo que será favorecido na tarde desta quarta.
De acordo com estudos, a CoronaVac tem a eficácia máxima atingida após duas doses, então a Secretaria de Estadual de Saúde afirma que a vacina precisa ser reaplicada em 28 dias.
Já em Santa Catarina foram distribuídas para as regionais de saúde um lote de 147,400 doses que chegaram em Florianópolis, no Floripa Airport, por volta das 8h20 da manhã. O carregamento das vacinas foi verificado por servidores do Ministério da Saúde e da Secretária de Estado da Saúde, através da Diretoria da Vigilância Epidemiológica, e seguiu para o almoxarifado da pasta, em São José.
O governo catarinense vai começar a distribuição dos imunizantes ainda hoje para as 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina. As doses que chegaram serão para os trabalhadores da área da saúde e idosos de 75 a 79 anos.
Já foram aplicadas no total 401,330 doses em Santa Catarina, segundo um relatório divulgado no site coronavírus.sc.gov.br. O Secretário de Estado da Saúde André Mota Ribeiro, afirma que essa logística criada em novembro tem assegurado essa agilidade na entrega dos lotes que são retribuídos ao estado.
Da Central de Jornalismo – Rádio Maristela
Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini