Combater a poluição e os desmatamentos, que têm forte impacto nos recursos hídricos, é um consenso entre especialistas, que chamam a atenção para o fato de que uma população saudável também precisa ter acesso ao saneamento básico e água potável. Hoje, 22 de março, Dia Mundial da Água, serve de alerta sobre os impactos da ação humana sobre os rios e a necessidade de preservação.
De acordo com o secretário executivo do Comitê Local de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba, Prof. Dr. Christian Linck da Luz, em vídeo alusivo ao Dia Mundial da Água, entre os alertas feitos pelo especialista, informa que um terço da população mundial já sofre por conflitos ligados a água, ou seja, regiões e famílias não têm acesso à saneamento básico e seus rios estão contaminados com agrotóxicos. Outro ponto considerado pelo secretário, é sobre os investimentos. Segundo ele, cada valor investido no cuidado com a água retorna o triplo em saúde.
Confira o vídeo na íntegra:
No início deste mês, o Governo do RS também divulgou o Relatório Anual sobre a Situação dos Recursos Hídricos no Estado e os principais avanços alcançados na gestão da água no Rio Grande do Sul nos últimos anos.
>> Confira AQUI o Relatório na íntegra.
Central de Jornalismo – Rádio Maristela