AO VIVO
AO VIVO
Home CARROSSEL Diocese de Osório convida para o Webinário “A Alegria do Amor”

Diocese de Osório convida para o Webinário “A Alegria do Amor”

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

O ano de 2021 marca os 40 anos da publicação da exortação apostólica Familiaris Consortio, de São João Paulo II, e os cinco anos da exortação apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco.

Essa dupla celebração motiva a realização do Webinário “A Alegria do Amor”, na próxima semana, de 3 a 7 de maio. Especialistas abordarão os temas em palestras, com o objetivo aprofundar a compreensão acerca da família e colaborar com as dioceses, paróquias, movimentos e serviços. Além disso, algumas famílias compartilharão suas experiências com a vivência da Amoris Laetitia.

Tornar familiar toda a Igreja

O presidente da Pontifícia Academia para a Vida, dom Vincenzo Paglia, quando esteve em Salvador, na seção brasileira do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família, em maio de 2019, em sua conferência sobre a eclesiologia da Amoris laetitia, falou de uma mudança na forma de atuação da Igreja que a Amoris Laetitia pede, de modo a “tornar ‘familiar toda a Igreja’”.

“Uma primeira consideração – na minha opinião decisiva para compreender o texto e extrair dele as consequências – diz respeito à mudança de passos e estilo que a Exortação Apostólica pede e que diz respeito à própria ‘forma’ da Igreja, que é o seu próprio modo de ser e de testemunhar. É indispensável um ponto de virada eclesiológica que torna a própria Igreja uma família. Sim, a Igreja, falando de famílias, também fala de si mesma. E vice-versa. Esta perspectiva exige uma nova ‘forma ecclesiae’. Não é suficiente reorganizar a ‘pastoral familiar’. Há uma necessidade de muito mais: tornar ‘familiar toda a pastoral’ ou melhor tornar ‘familiar toda a Igreja’”.

A promoção é da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

Inscreva-se no seminário on-line “A Alegria do Amor”, AQUI.

Fonte: CNBB

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing