Devido à pandemia pelo novo coronavírus, a Prefeitura Municipal de Arroio do Sal antecipa o pagamento da primeira parcela do 13º salário a todos os 469 servidores municipais ativos, cinco conselheiros tutelares, 90 aposentados e 20 pensionistas. O pagamento foi depositado nas contas bancárias nesta sexta-feira, 14 de maio.
O prefeito Affonso Flávio Angs (Bolão) tomou a decisão diante dos desafios que muitas famílias têm enfrentado. “Ainda que nossos servidores tenham a tranquilidade de ter o seu pagamento de salários em dia, a necessidade de isolamento social, os efeitos nas atividades comerciais e o desemprego em muitas famílias têm trazido preocupação. Arroio do Sal pode pagar antes porque mantém o equilíbrio das suas contas, apesar da pandemia”, declara Bolão.
A medida também deverá movimentar a economia da cidade, conforme afirma o secretário da Fazenda, Felipe Valim. “Mobilizamos todo um esforço entre as secretarias da Fazenda e Administração, por meio do setor de Recursos Humanos, Contabilidade e Tesouraria, para a antecipação da primeira parcela do 13º para auxiliar os nossos servidores, aposentados e pensionistas, especial para que possam comprar no comércio de Arroio do Sal, utilizar os serviços nos bairros, assim, colaborando para cada vez mais a nossa economia se reerguer”, disse o secretário, afirmando que a medida beneficiará muitos chefes de família.
A primeira parte do benefício representa 50% do salário, no caso dos servidores que estão na ativa, ou do benefício, se for aposentado ou pensionista. Como não haverá os descontos, ela será maior do que a segunda parte do 13º salário que terá os descontos obrigatórios e será paga pela Prefeitura de Arroio do Sal em dezembro, como determina a legislação.
Fonte: ASCOM PMAS