O Serviço de Sinalização Náutica do Sul (SSN-5) da Marinha do Brasil esteve em Arroio do Sal entre os dias 4 e 15 de maio, realizando obras de revitalização no farol situado na beira-mar do Centro de Arroio do Sal. As obras são importantes para a manutenção do funcionamento do farol, fundamentais para guiar os condutores das embarcações, principalmente quando navegam à noite.
A comitiva do SSN-5, que estava sob a coordenação do Suboficial Edgar Cardozo e do Primeiro Sargento Flávio Roberto Gomes Sousa, realizou a restauração da pintura interna e externa, reparos estruturais em alvenarias e reparos elétricos. Além disso, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras e Transportes, apoiando a iniciativa, colaborou na manutenção da jardinagem no entorno das instalações do farol. Também o Departamento de Segurança Pública colaborou na mediação para a vinda da comitiva do SSN-5 ao Município.
Sobre o monumento
O farol de Arroio do Sal foi inaugurado em 1994, junto à Praça do Farol, com 40 metros de altura, uma posição geográfica de latitude 29º33’40”S e longitude de 048º53’37”O, e alcance luminoso, no período do pôr ao nascer do sol, de 24 milhas e, geográfico, do nascer ao pôr do sol, de 16 milhas. Características que após a revitalização reforçam ainda mais o aspecto de atrativo turístico não só para o Município, como também para a região. O farol é automatizado e não existe visitação pública, porém a população e os turistas aproveitam para admirar de forma externa.
A equipe da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Prefeitura em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Agropecuária e Pesca, captou imagens de drone após o término da obra e você pode conferir no vídeo:
Fonte: PMAS