Moradores das praias localizadas no Sul do município de Torres vinham solicitando o retorno das linhas e horários de transporte coletivo nos domingos e feriados. Segundo a direção da empresa, a Torrescar necessitou reduzir a oferta do transporte no Município, em virtude dos reflexos econômicos causados pela pandemia.
A diretora da empresa, Renata Dimer, explica que a empresa passou a enfrentar muitos desafios para seguir operando como antes. Em alguns momentos de agravamento da contaminação pelo coronavírus, o transporte coletivo foi suspenso, em outros períodos, a redução de passageiros, mês a mês, fez com que a empresa passasse a acumular prejuízos sucessivos, tendo que buscar aportes financeiros dos sócios na tentativa de manter o serviço à população.
“Desde que assumi a gestão da empresa, em março de 2020, junto a pandemia, tivemos drásticas reduções no número de passageiros. No verão de 2021 essa redução chegou a 45% em relação ao mesmo período em 2020. A diminuição de horários e linhas, principalmente, aos finais de semana deve-se a uma tentativa de manter o transporte funcionando, visto que a demanda nesses dias é baixíssima ou até inexistente”, afirma Renata.
A empresária ainda destaca que a Torrescar é uma empresa privada, apesar de prestar um serviço de ordem pública, e que arcam sozinhos com os prejuízos mensais, além das gratuidades e meia passagem dos estudantes. “Estamos pleiteando junto ao município subsídios há um ano e até que tenhamos alguma ajuda fica muito difícil ampliar a grade horária. O ganho da população obtido nesse acréscimo de horários no domingo é de curto prazo pois só aumenta as perdas da empresa e antecipa uma possível parada geral do transporte”, explica a empresária.
A reivindicação também foi levada ao Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Torres na última segunda-feira, 24 de maio. Em reunião proposta pelos vereadores Silvano Gesiel Carvalho Borja (PDT) e Claudio da Silva Freitas (PSB), na última segunda-feira, 25 de maio, na sede da Câmara, foi proposto o retorno de linhas e horários para atender os moradores dos balneários. De acordo com o vereador Silvano, a diretoria da empresa foi sensível à demanda solicitada, porém justificou com dados contábeis a grande dificuldade de retornar a operar em 100% de sua capacidade, ainda assim decidiu viabilizar pelo menos dois horários, manhã e tarde, para atender à população da região.
“A Torrescar tirou a linha por conta da pandemia e a baixa quantidade de passageiros, porém alguns moradores dependem do ônibus para vir até Torres e estavam sem poder se locomover. Então solicitamos para iniciar novamente mais que um horário para auxiliar os moradores das praias do Sul. Estamos satisfeitos com a conquista de pelo menos dois horários”, explica o vereador Silvano.
Além disso, na reunião ficou afirmado que havendo aumento da demanda de passageiros para o transporte coletivo se poderá ampliar ainda mais a oferta de linhas e horários às comunidades e balneários de Torres. Além disso, a Torrescar segue zeloza no cumprimento dos protocolos vigentes e nos cuidados com a higienização dos ônibus, garantindo segurança aos passageiros durante a permanência da pandemia.
>> Como ficou a linha de Torres, passando por todas as praias até o ponto final na Praia Paraíso, nos domingos e feriados:
– Saída de Torres às 7h20min | Chegada na Praia Paraíso às 7:50 horas, retornando para Torres e chegando às 8h30min.
– Saída de Torres às 17h da tarde | Chegada na Praia Paraiso às 17h30min, retornando para Torres e chegando às 18 horas.