Estimativa é baseada em calendário de recebimento de remessas por meio do Ministério da Saúde
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou no final de tarde da última sexta-feira, 4 de junho, através de suas redes sociais, que o estado deve vacinar toda a população de 18 anos ou mais, com a primeira dose até o final de setembro. A previsão ainda aponta que ocorra a vacinação completa, com a segunda dose (D2) até dezembro, em razão da necessidade de respeitar os diferentes prazos de intervalo entre as doses, conforme recomendação dos diferentes fabricantes. Assim, até dezembro a população completaria seu esquema vacinal contra Covid-19.
“O RS tem a perspectiva de receber mais de 2 milhões de doses no mês de junho e com isso vai poder fazer a vacinação das pessoas mais vulneráveis, para todos os trabalhadores da educação e também garantir a primeira dose para aqueles acima de 50 anos até 59 anos. Mantendo essa perspectiva de doses nos meses seguintes, temos a alegria de anunciar que no mês de julho nós teremos a imunização daqueles entre 40 e 49 anos, no mês de agosto aqueles que têm entre 30 e 39 anos e no mês de setembro todos aqueles que têm entre 18 e 29 anos de idade”, aponta o governador.
O Governo do Rio Grande do Sul está atualmente no topo do ranking de estados brasileiros que mais vacinam. a secretária de saúde, Arita Bergmann, afirma que isso se deve à mobilização dos municípios, que seguem comprometidos em não deixar doses paradas nos postos.
De acordo com o presidente do Conselho das Secretarias Municipais da Saúde (Cosems/RS), Maicon Lemos, se garantidas as entregas de vacinas, os municípios gaúchos estão prontos para continuar imunizando em ritmo acelerado.