Por meio de seus canais oficiais, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou a chegada, neste sábado, 12 de junho, de uma nova remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) usado na produção da vacina AstraZeneca/Oxford. Com a aceleração desse processo de entrega, será possível a continuidade da produção da vacina no país, garantindo as entregas semanais das doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até o dia 10 de julho.
Segundo a Fiocruz, a vacina AstraZeneca tem garantido entregas mensais de lotes de IFA, conforme o combinado. A instituição aguarda a confirmação da possibilidade de aceleração das próximas remessas de insumo, tendo em vista que possui atualmente uma capacidade de produção superior a de disponibilização do IFA.
As entregas das doses da vacina serão realizadas em duas etapas, iniciando pelo Estado do Rio de Janeiro e depois para o Ministério da Saúde, localizado em São Paulo. Da sede do Ministério os imunizantes serão distribuídos aos demais estados, conforme determinado pela Coordenação de Logística do próprio Ministério.
Foto: Divulgação/Agência Brasil