Na tarde de terça-feira, 8 de junho, representantes da rede de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica de Arroio do Sal, composta pela Secretaria da Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento, Secretaria da Saúde e Secretaria da Educação, receberam a visita da equipe do Centro de Referência da Mulher Priscila Selau, sediado em Torres.
De acordo com a diretora do CRM Priscila Selau, Zete Silveira, a equipe vem realizando visitas orientativas sobre acolhimento e fluxos de trabalho nos municípios que fazem parte da Comarca de Torres, área de atuação da entidade. Na oportunidade foi assinada a renovação do Convênio entre o Município de Arroio do Sal e o Centro de Referência, garantindo o acesso ao serviço de encaminhamento de vítimas de violência doméstica para atendimento com profissionais especializados, como: atendimento psicológico, de assistência social, jurídico e, havendo necessidade, encaminhamento para a Casa Abrigo fora da região.
Segundo o secretário da Secretaria da Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento, Israel Irassochio, a rede de apoio em Arroio do Sal está cada vez mais organizada e com papeis bem definidos para combater a violência doméstica que não atinge apenas as mulheres, mas toda a família, especialmente os filhos. O secretário explica que as equipes da Saúde, estão em uma das principais portas de acolhida de vítimas que procuram atendimento. A Educação também realiza um trabalho importante na identificação de abusos ou violência nas famílias, por meio da observação e acompanhamento dos estudantes e, de forma complementar, a atuação da Assistência Social no acompanhamento e na retomada da vida e do convívio seguro da vítima.
O prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão) tem incentivado a qualificação da rede de apoio e a ampliação do Serviço, visto que com a pandemia, a procura por atendimento amentou muito. Conforme dados da Secretaria da Cidadania, em 2020 foram atendidos cerca de 20 casos de violência doméstica no Município. Já em 2021, foram mais de 20 casos somente no primeiro trimestre do ano.
Em Arroio do Sal, mulheres vítimas de violência doméstica ou ainda amigos e familiares podem realizar denúncias ou solicitar ajuda emergencial ligando gratuitamente para o número 180, que irá realizar o primeiro atendimento e prestar o adequado encaminhamento conforme o caso.
Fonte: ASCOM PMAS