AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Prefeito de Xangri-Lá fala sobre o 1º Ambulatório Pós-Covid do Estado e lamenta repasse pequeno de vacinas para o Litoral Norte

Prefeito de Xangri-Lá fala sobre o 1º Ambulatório Pós-Covid do Estado e lamenta repasse pequeno de vacinas para o Litoral Norte

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

O prefeito de Xangri-Lá, Celso Bassani Barbosa, concedeu entrevista à Rádio Maristela nesta quinta-feira, 10 de junho, e falou sobre o 1º Ambulatório Pós-Covid implantado no Estado, ritmo de vacinação, ainda lento em virtude da falta de mais vacinas para a região do Litoral Norte e retorno das aulas presenciais.

No mês de maio o município de Xangri-Lá inaugurou o 1º Ambulatório Pós-Covid do Estado, onde são realizados atendimentos às pessoas que já contraíram o coronavírus e ficaram com sequelas. O local conta com acompanhamento médico especializado e sessões de fisioterapia.

De acordo com o prefeito Celso, após o surto de contaminação no mês de março, foi observada a necessidade de prestar um atendimento específico para as pessoas que relatavam sintomas pós-Covid, ofertando assim ajuda na sua recuperação. Durante o período mais crítico da pandemia, a prefeitura montou uma UTI no posto de saúde para atender os casos mais graves de Covid, e para os pacientes que apresentavam um quadro mais leve, os atendimentos foram direcionados para o Centro Covid.

Agora, o município de Xangri-Lá pretende instalar seu próprio centro de fisioterapia, para atender diariamente as pessoas que necessitam do serviço, abrangendo toda a população do município, conforme o prefeito Celso.

Sobre o aumento de casos de Covid-19 na região do Litoral Norte, o prefeito disse que as medidas preventivas devem ser reforçadas, pois ainda estamos em um momento complicado da pandemia, não podendo relaxar. Ele observa que a diferença está no grau de gravidade, pois em março tivemos a incidência de casos mais graves que necessitavam de internação e agora a maioria das pessoas é orientada a fazer o tratamento domiciliar, por apresentar sintomas leves, todavia os cuidados devem continuar.

Questionado sobre o andamento da vacinação em Xangri-Lá, o prefeito disse que poderia estar mais rápida se o Litoral Norte recebesse mais atenção por parte da Secretaria Estadual da Saúde, pois necessita de maior número de doses das que vem sendo enviadas. Segundo o prefeito, atualmente o município possui 20 mil habitantes, 4 mil a mais do que o apontado pelo último Censo do IBGE.

Em um levantamento solicitado pelo prefeito, até 15 de março, 75% das pessoas vacinadas em Xangri-Lá eram veranistas que possuem residência no município, o que acarreta na falta de vacinas para a população fixa. Por isso, a necessidade e o clamor dos prefeitos por mais vacinas para o Litoral Norte.

Referente ao retorno das aulas presenciais, o prefeito disse que o ritmo está sendo normalizado aos poucos e também está sendo ofertada a modalidade híbrida para aqueles que preferem continuar estudando em casa. Os professores já foram vacinados e aos poucos a rotina vai voltando ao normal.

Por fim, o prefeito Celso agradeceu o espaço concedido pela rádio para divulgar para todo o Litoral Norte e Sul de Santa Catarina, o trabalho que vem realizando em Xangri-Lá desde que reassumiu a prefeitura em janeiro deste ano.

Foto: Júlia Bozzetto/Rádio Maristela