Conforme nota divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na manhã desta sexta-feira, 11 de junho, adolescentes a partir dos 12 anos podem ser vacinados contra a Covid-19 com doses da vacina Pfizer.
A Anvisa diz que a ampliação foi aprovada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório, que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela agência.
Até então, o imunizante da Pfizer era recomendado para adolescentes a partir de 16 anos, sendo a única vacina indicada para menores de 18 anos no Brasil. Mesmo assim, não havia sido feitas alterações no plano de vacinação. O pedido para ampliação da faixa etária para uso do imunizante havia sido solicitado no dia 13 de maio.
A vacina da Pfizer tem eficácia de 94% no público adulto. O produto utiliza a inovadora tecnologia de RNA mensageiro, vista por especialistas da área como o futuro dos imunizantes.
Proveniente da farmacêutica norte-americana, a vacina da Pfizer foi a primeira a receber o registro definitivo no Brasil.
Foto: Freepik/Reprodução