Segundo a Divisão Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado, a divisão e distribuição do imunizante da Janssen, que chegará ao RS na próxima terça-feira (15/06), será de forma igualitária entre os municípios gaúchos. O principal benefício desta vacina é que ela é dose única.

Até então, havia sido informado pelo governo federal que a vacina tinha validade até o dia 27 de junho, por isso sua distribuição iria ser agilizada, visando não perder esse prazo e conseguir fazer a imunização contra a Covid-19 com todas as doses. Todavia, neste sábado (12/06), o Ministério da Saúde disse que o prazo de validade poderá ser estendido para o dia 08 de agosto, com a finalidade de ofertar um tempo maior para logística e aplicação das doses.

O imunizante da Janssen tem eficácia de 85% para casos graves da doença e está liberado para uso emergencial no Brasil. A tecnologia usada para a fabricação da vacina é vetor viral com adenovírus humano recombinante.

As vacinas deverão ser aplicadas nos grupos que ainda não realizaram nenhuma dose, ficando a partir de então imunizados, visto que a Janssen é dose única.

Foto: Divulgação/Janssen