Pesquisa realizada pela prefeitura de Torres, em seu banco de dados, apontou que os números de regularizações e de criação de novas empresas teve um aumento de 23,8% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021.
Segundo a prefeitura do município, o aumento se deve a criação da Sala do Empreendedor, que é um local de atendimento das prefeituras municipais que facilitam os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). No local são prestados diversos serviços que objetivam apoiar os empreendedores locais no desenvolvimento de suas atividades.
O aumento da criação de novas empresas se dá em todo Brasil, principalmente a abertura de microempresas individuais, com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Segundo levantamento da Serasa Experian, em 2020 foram abertas 3,3 milhões novas empresas, um crescimento de 8,7% em comparação com 2019. O levantamento indica que 79% das novas empresas são de microempreendedores individuais (MEIs).