AO VIVO
AO VIVO
Home SAÚDE Com 4.691 mil testes realizados, Arroio do Sal é o sexto município que mais testa para Covid-19 no Litoral Norte gaúcho

Com 4.691 mil testes realizados, Arroio do Sal é o sexto município que mais testa para Covid-19 no Litoral Norte gaúcho

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Com a população estimada em 2020, segundo o IBGE/CIDADES, de 10.279 mil habitantes,  Arroio do Sal já realizou 4.691 mil testes para covid-19. O índice de testagem, conforme Boletim Epidemiológico da 18ª Coordenadoria de Saúde, de 449 exames para cada 1.000 mil habitantes, coloca o Município em sexto lugar no ranking dos que mais testam para Covid-19 entre os 23 municípios do Litoral Norte gaúcho.

Arroio do Sal, de acordo com o prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão), oferece à população com cartão do SUS do Município, que apresenta sintomas gripais, , a realização de testes rápidos e um mais completo feito pelo laboratório do Estado. Todos os testes permitem à Secretaria Municipal da Saúde uma visão da pandemia no Município mais próxima à realidade.

Porém, as equipes de Saúde do Município identificaram que a população ainda tem alguma resistência em procurar atendimento na Tenda Covid, situada ao lado do Pronto Atendimento 24h (PA24h). Foi observado ainda uma demora na procura pelo teste por pessoas que estão com sintomas gripais. Dados da Secretaria Municipal da Saúde apontam que 90% das pessoas contaminadas pelo novo coronavírus só procuraram o serviço de saúde entre o 8º e o 10º dia de sintomas, o que contribui para muitos casos evoluírem e se agravarem.

“O Município está preparado com testes gratuitos para serem realizados nas pessoas com os primeiros sintomas. Alertamos a população para não demorar em procurar a nossa Tenda Covid. Se tem sintomas, faça o teste para que também nossos médicos possam tratar mais adequadamente e não permitir que o quadro evolua para a hospitalização e, principalmente, que se evite a contaminação de mais pessoas”, orienta Bolão.

MAIS TESTES = MAIS CONTROLE DA PANDEMIA

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Diego Feldmann, o fato de Arroio do Sal ser o sexto município que mais testa na região, não significa que não se pode fazer mais e melhor pela saúde e pelo controle da pandemia. Segundo o secretário, Arroio do Sal ainda pode alcançar índice melhor, para que se possa realmente identificar, acompanhar e controlar a contaminação e, consequentemente, diminuir casos graves que levam à hospitalização e óbitos.

“Temos uma estrutura de testagens na Tenda Covid , que nos permite estar próximos das pessoas que precisam. E entendemos que sem aplicar testes, não há controle da doença. Nos baseamos nas recomendações das autoridades em saúde no Brasil e no mundo que investiram em testagem para o enfrentamento à covid-19”, destaca o secretário Diego.

TESTES DISPONÍVEIS E GRATUITOS

A Tenda Covid atende nos três turnos e está preparada para realizar exames rápidos como o TR anticorpo IGG-IGM (coleta sangue), TR antígeno (coleta swab) e o RT-PCR (coleta swab), esse último enviado para o laboratório do Estado, podendo demorar em torno de 4 dias o resultado, as vezes mais tempo se a demanda for maior.

As pessoas com sintomas de Covid-19 como febre, alterações respiratórias, quadros gripais, entre outros, podem ir diretamente na Tenta Covid, localizada junto ao Pronto Atendimento 24h, situada na Rua Ademar Dias Valim, nº 191, ou para esclarecer dúvidas ligue no Disque Corona (51) 3687-3516 ou (51) 99549-6542. No local são realizadas a triagem e, logo após, o paciente é encaminhado para consulta médica e testagem para Covid-19.

É fundamental possuir algum sintoma, pois se a pessoa não tiver sintomas da doença, existe a possibilidade de não se encontrar o RNA do vírus, o que pode levar a um resultado falso negativo, o que prejudicaria a busca pela doença. Por isso, não há indicação do exame para pessoas assintomáticas no protocolo técnico.

TRANSPARÊNCIA

Outra iniciativa importante da Prefeitura de Arroio do Sal é divulgar em seu site e redes sociais, semanalmente, toda terça-feira, dados relativos à pandemia da covid-19, à disposição de qualquer interessado, atualizado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Além dos números de casos e óbitos geral confirmados e em investigação no Município, qualquer pessoa pode ter acesso a outras informações como casos confirmados por balneário, casos confirmados por idade, óbitos por balneários e óbitos por idades.

Fonte: ASCOM PMAS

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing