A direção do Hospital Regional de Araranguá Deputado Affonso Ghizzo, anunciou na última segunda-feira, 14 de junho, a realização de um mutirão de exames de ultrassonografia e tomografia computadorizada para os próximos dias. A medida visa diminuir a fila, que aumentou devido ao período em que os exames eletivos foram suspensos, por conta da pandemia de Covid-19.
Segundo o diretor-geral do hospital, Rafael Bonfada, atualmente a instituição possui meta contratual com a Secretaria de Estado da Saúde que prevê a realização de 208 exames mensais de tomografia, no entanto serão realizados mil exames no mês de junho. Já o número de exames de ultrassonografia deve dobrar, pois são realizados atualmente 480 exames e passarão a ser ofertados mil. “O nosso objetivo é oferecer maior agilidade para diminuir as filas e a demanda que ficou represada devido ao período em que os exames eletivos precisaram ser paralisados para evitar a propagação do vírus. Agora vamos ampliar a oferta para diminuir o sofrimento de quem espera e precisa destes exames de imagem, sendo que são os mais procurados” explicou o diretor.
Ainda de acordo com o Instituto Maria Schmitt, entidade que administra o Hospital Regional, o agendamento é realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde da região por meio do sistema de regulação da Secretaria de Estado da Saúde, sendo assim, pacientes devem aguardar o contato por parte da instituição.
Foto: Prefeitura de Araranguá