AO VIVO
AO VIVO
Home GERAL Saiba como denunciar violência e maus tratos de idosos

Saiba como denunciar violência e maus tratos de idosos

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Dados do Disque 100 revelam que, só no primeiro semestre deste ano, mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos foram registrados contra o idoso no Brasil. E para enfrentar esse tipo de violência, Junho Violeta é dedicado à mobilização da sociedade para a proteção das pessoas com 60 anos de idade ou mais, neste ano, com o tema “Fortalecendo as redes de proteção de direitos”.

Hoje, 15 de junho, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006.

Em entrevista à Rádio Maristela, o delegado da Polícia Civil de Torres, Juliano Aguiar de Carvalho, alertou para os recorrentes casos de crimes e violência contra os idosos no Município e região. O delegado contou que nesse dia, 15/06, recebeu uma denúncia anônima de um caso de maus tratos de idoso. O delegado destacou que a denúncia revela o descaso de filhos que negligenciam os cuidados com o pai idoso e doente. A entrevista na íntegra você confere aqui:


O que é o Junho Violeta?

O Junho Violeta é um período de maior reflexão para que juntos possamos vencer este grande mal que vem assolando os idosos, o aumento expressivo do número de denúncias desde o ano de 2020 com o início da crise sanitária. O objetivo da campanha é despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo, em especial neste período.

Ao fortalecer a rede de proteção, os principais crimes que vamos buscar combater são aqueles apontados no Disque 100, nas denúncias levantadas por essa importante plataforma que é o Disque 100. Agora, não adianta só fazer a denúncia. Nós temos que apurar. E vamos tipificar todos os crimes cometidos em relação à violência contra a pessoa idosa a partir das denúncias recebidas.

A violência contra o idoso pode ser denunciada em quais canais?

Essa violência pode ser denunciada através dos canais do Disque 100, que é o principal canal de comunicação. Além do canal do Disque 100, podemos fazer a denúncia pelo WhatsApp da Delegacia da Polícia Civil de Torres (51) 98600-1942 ou pelo 190 com a Brigada Militar.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing