As mulheres que estão em fase de amamentação, chamadas lactantes, agora fazem parte do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina. O governador Carlos Moisés sancionou, na quinta-feira, 17 de junho, lei que coloca esse grupo entre as prioridades do processo de imunização contra Covid-19 no estado. O projeto, de autoria do deputado estadual João Amin, foi aprovado nesta semana na Assembleia Legislativa (Alesc).
Segundo o governador de Santa Catarina, a nova legislação vem em momento oportuno. Ele conta que o tema mobilizou tanto os parlamentares quanto o governo do estado.
De acordo com o secretário de estado da saúde, André Motta Ribeiro, será emitida uma nota técnica sobre o assunto e haverá uma deliberação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para a inclusão das lactantes entre os grupos prioritários da forma mais ágil possível.
Projeto de nível nacional:
Paralelo à decisão, na última terça-feira, 15 de junho, o senado aprovou um projeto que inclui no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19, lactantes com ou sem comorbidades. Agora, a proposta a nível federal, segue para a câmara dos deputados. O projeto ainda prevê prioridade para gestantes e puérperas, isto é, mães no período até 45 dias pós-parto, com ou sem comorbidades.
Foto capa: Ministério da Saúde / Foto: Governo de Santa Catarina