AO VIVO
AO VIVO
Home » Saiba como fazer a transformação de resíduos com compostagem feita em casa

Saiba como fazer a transformação de resíduos com compostagem feita em casa

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

O termo sustentabilidade é conhecido por todos, porém uma das questões-chave é o que fazer para reduzir rejeitos e resíduos, além de sacolas plásticas do meio ambiente. E a ideia é justamente essa, reduzir, buscar um destino mais adequado e até reaproveitar os rejeitos. E fazer compostagem é uma ótima sugestão, ainda mais quando é possível fazer dentro de casa, mesmo sendo um apartamento pequeno.

Quem conta a sua própria experiência com compostagem em casa é a Luana González Bassa, residente em Torres, em entrevista na Rádio Maristela, na quinta-feira, 17 de junho. A entrevista você confere na íntegra, abaixo:

https://www.facebook.com/radiomaristela/videos/4273156142736789/

De acordo com Luana, quando se trata de resíduos orgânicos, o desafio não é tão difícil assim. Com uma técnica simples e uso de baldes e minhocas californianas é possível realizar a decomposição e transformar resíduos orgânicos em adubo para hortas e jardins.

“As composteiras, como no caso dos baldes que uso, podem ser utilizados dentro de casa, de apartamentos. Usando apenas restos de legumes, frutas, cascas de ovos trituradas, borra de café, erva de chimarrão… é possível resultar em um adubo sem cheiro ruim e poder cultivar flores e horta também em casa”, explica a adepta da prática de compostagem, que de forma sustentável contribui também com o meio ambiente.

Passo a passo para fazer uma composteira em casa

1. A composteria de minhocas funciona com três andares, que podem ser feitos com caixas ou baldes de plástico ou madeira, furados na base. Pelas perfurações, as minhocas podem circular e o líquido gerado pode ser drenado.

2. O andar do topo é onde os resíduos devem ser depositados e cobertos com serragem e folhas secas. A mistura deve ficar “descansado” por aproximadamente um mês, sempre mantendo a umidade para acelerar a decomposição e impedir que as minhocas morram.

3. Durante o tempo de descanso, o andar do topo passa para o meio e o do meio vai para cima, começando outro ciclo de armazenagem.

4. O andar debaixo serve para armazenar o líquido que escorre.

5. Ao final de mais ou menos um mês, o adubo estará pronto para ser usado. Para retirá-lo, coloque a composteira no Sol, o que fará com que as minhocas cavem mais fundo buscando menos calor, assim é possível retirar o adubo aos poucos sem prejudicar as minhocas.

6. O líquido do andar de baixo também é um ótimo fertilizante, basta diluir na razão de 1 parte de líquido/10 partes de água e regar as plantas uma vez por semana.

Em Torres, Luana se coloca à disposição para auxiliar na confecção e manejo de composteiras e doações de minhocas californianas. Faça contato pelo email [email protected]