A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul se reuniu com integrantes do Centro de Operações de Emergência (COE – Arboviroses), na sexta-feira, 18 de junho, para tratar da crescente presença das arboviroses (dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela) no Estado. Há uma preocupação do governo levando em consideração os últimos dados coletados sobre a dengue e a baixa cobertura vacinal da febre amarela na grande maioria dos municípios gaúchos.
Até agora, o Estado tem 85% dos municípios infestados pelo Aedes aegypti e dez óbitos por dengue registrados. Na região do Litoral Norte, na 18ª Coordenadoria Regional de Saúde – Osório, foram notificados oitos casos e confirmados dois casos de dengue.
O COE – Arboviroses é constituído por instituições e órgãos públicos e da sociedade civil. São representações, como o Comando Ambiental da Brigada Militar, Ibama, Fepam, Secretaria da Educação e Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que darão apoio e implementarão ações para o enfrentamento a essas doenças. Ações de comunicação e educação efetivas junto à população na área de prevenção ambiental e valorização da imunização contra a febre amarela são medidas que fazem parte das operações do centro de emergência.
Confira o informativo epidemiológico completo aqui.
Foto: Divulgação/Life Informa