AO VIVO
AO VIVO
Home DIOCESE DE OSÓRIO Diocese de Osório celebrou na segunda, 21 de junho a memória de São Luís Gonzaga, padroeiro dos seminaristas e protetor dos jovens e estudantes

Diocese de Osório celebrou na segunda, 21 de junho a memória de São Luís Gonzaga, padroeiro dos seminaristas e protetor dos jovens e estudantes

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Hoje, 21 de junho, às 19h, na capela do Seminário Maior Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos em Viamão será celebrada a memória de São Luiz Gonzaga, padroeiro dos seminaristas e protetor dos jovens e dos estudantes.

A data é lembrada também em homenagem aos oito jovens seminaristas da Diocese de Osório, dos quais seis residem no Seminário Maior (Viamão), para estudos da filosofia e teologia, um no Seminário São José em Gravataí, propedêutico, e um em experiência pastoral-missionária em Macapá.

De pé: seminarista Jackson, Pe. Tiago, Pe. Ederson, seminarista Assis, dom Jaime Pedro, Pe. Gilberto. Embaixo: seminaristas Gabriel, Rodrigo, Silvio, Edson, Edivan e Giovane

De acordo com o reitor do Seminário Maior, Pe. Tiago Gomes, ser seminarista é colocar-se em um processo de discipulado e configuração a Cristo, bom pastor, mestre e sacerdote, que doa sua vida pelo povo de Deus.

“A vida do seminarista é muito intensa na oração, nos estudos, na convivência fraterna e na ação pastoral; é um tempo de edificação humana e espiritual. Rezemos pelos nossos seminaristas para que sejam presbíteros conforme o Coração de Jesus”, incentiva o reitor Pe. Tiago.

>> Conheça o dia-a-dia no Seminário Maior da Diocese de Osório, visitando sua página no Facebook.

Memória a São Luís Gonzaga

Seu nome de batismo era Castiglione delle Stiviere. Nasceu em 9 de março de 1568, em Roma, Itália. Primogênito, filho de um príncipe do Sacro Império chamado Ferrante Gonzaga. Seu pai era um nobre comandante do exército imperial, que detinha o título de “Marquês de Castiglione”.

O menino Luiz, porém, surpreenderia a família Gonzaga de maneira muito diferente. Quando tinha apenas dez anos, ele foi enviado à cidade de Florença para servir como pajem do grão-duque da Toscana. A partir desse momento, Castiglione decidiu fazer um voto perpétuo de virgindade. Serviu como pajem do filho do rei dom Filipe II, na Espanha durante alguns anos. Nesse tempo, procurou e conseguiu estudar filosofia na Universidade de Alcalá. Nas horas vagas, dedicava-se à oração e às leituras espirituais.

Quando seu pai soube que Luís desejava se tornar padre, chamou-o de volta a Roma e tentou desaconselhá-lo de todas as maneiras.  Mas, ao perceber que algumas ofertas não preenchiam o coração do filho, perguntou a ele se ainda queria ser padre. Luis Gozaga respondeu: “É nisso que penso noite e dia.” Então o pai autorizou-o a entrar para a Companhia de Jesus.

Rezemos, sempre, pelas vocações da Diocese de Osório:

São Luís Gonzaga, que vivestes um amor tão intenso a Deus e um amor tão dedicado ao próximo, que não vos importastes de carregar os doentes encontrados pelo caminho, ajudai-nos a viver nossa vocação e animai a vocação de nossos seminaristas, para que possam no tempo devido entrarem no gozo da vida sacerdotal e no momento oportuno na glória junto de vós!

Vossa pureza seja estímulo para que os jovens e seminaristas, mergulhados num mundo de violência e de malícia, possam se manter afastados dos vícios e saibam valorizar a juventude como tempo privilegiado da vida. Animai-nos sempre com vosso exemplo e com vossa intercessão!
Amém!

Fonte: Diocese de Osório

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing