O Brasil recebeu nesta terça-feira, 22 de junho, a primeira remessa com 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen. O avião responsável pelo transporte dos imunizantes chegou em São Paulo, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, pouco antes das 9h. O lote que deveria ter sido enviado ainda no dia 15 de junho veio pela metade, pois inicialmente havia sido anunciado pelo Ministério da Saúde que seriam 3 milhões de doses.
A vacina da Janssen será a primeira a ser utilizada no Brasil que precisa de apenas uma dose. As outras três vacinas já em utilização no país precisam de duas doses, com seus respectivos intervalos para completar o esquema vacinal.
A chegada deste novo imunizante veio em boa hora, pois em muitos estados já está faltando vacinas para aplicar na população. Quanto à distribuição, será organizada após reunião entre a União, os estados e os municípios, que deve ocorrer nos próximos dias.
Conforme o Ministério da Saúde, a validade das vacinas foi ampliada até o dia 08 de agosto, passando de três para quatro meses e meio. A data inicial de validade divulgada pelo governo era 27 de junho.
As instruções encaminhadas pelo Ministério da Saúde, no dia 09 de junho, aos gestores estaduais responsáveis pelo programa de imunização, orientaram que cada frasco após aberto deve ser utilizado em até seis horas.
Até a data de ontem, 21 de junho, o Brasil imunizou 11,5% da sua população.
Foto: Frederic J. Brown/AFP