AO VIVO
AO VIVO
Home POLÍTICA Indicação de vereador propõe criação de cadastro de doadores de sangue em Torres e transporte gratuito aos bancos de sangue

Indicação de vereador propõe criação de cadastro de doadores de sangue em Torres e transporte gratuito aos bancos de sangue

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Torres e enviada ao Executivo nesta semana, a Indicação 158/2021, que sugere a criação do Cadastro Municipal de Doadores de Sangue, bem como a disponibilização de transporte gratuito aos interessados, para que possam se deslocar ao banco de sangue mais próximo.

A matéria, de autoria do vereador Moisés Trisch, é oriunda de reivindicações da comunidade torrense, levando em consideração o baixo estoque de sangue para emergências do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. A Indicação propõe que o transporte seja fornecido conforme a demanda, com frequência mínima trimestral e, que as despesas decorrentes da ação, como alimentação, sejam custeadas pelo poder público. Atualmente, não existe coleta de sangue em Torres e os voluntários devem se deslocar até o Hemocentro, de Porto Alegre, para fazer a doação.

De acordo com vereador Moisés, a indicação foi trazida até seu gabinete pelo munícipe Rudieri Silva, que relatou que muitos doadores não estão encontrando uma maneira viável de realizar a doação, ação esta fundamental para salvar a vida de pessoas que são submetidas a procedimentos médicos graves.

Outra situação observada pelo autor da Indicação, foi a diminuição do número de voluntários em virtude da pandemia da Covid-19, e mesmo com o apelo dos hospitais e bancos de sangue, não têm condições de se deslocar até os bancos de sangue para doar. Por meio do cadastro, também proposto, as doações serão agilizadas e organizadas pela Secretaria da Saúde, mantendo sempre em dia os estoques do hospital de Torres.

A Indicação foi enviada ao Executivo e aguarda providências. A situação do baixo estoque de sangue no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes foi noticiada pela Rádio Maristela na última semana.

Foto: Reprodução/Internet

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing