AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Golpe do PIX agendado: saiba mais sobre essa armadilha que circula nas redes sociais

Golpe do PIX agendado: saiba mais sobre essa armadilha que circula nas redes sociais

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Nos últimos dias circula pela redes sociais e grupos de WhatsApp um novo golpe que estaria sendo aplicado pelos estelionatários, o golpe do PIX agendado. Todavia, o Banco Central afirma que o conteúdo não é verdadeiro e que a técnica utilizada pelos golpistas não funciona na prática. Caso esse golpe realmente esteja sendo aplicado, saiba como ele funciona para não ser lesado.

De acordo com a mensagem que circula na internet, a vítima recebe uma notificação de um PIX de um desconhecido, e que ele estaria na “opção agendada”. Em seguida, a pessoa que enviou o dinheiro faz contato com a vítima e afirma que fez a transação por engano, pedindo que a mesma faça a devolução. A vítima, então, faz um PIX no valor equivalente ao golpista. Depois disso, o estelionatário cancela o agendamento realizado anteriormente e embolsa o dinheiro da vítima.

O Banco Central disse que embora exista a ferramenta de agendamento no PIX, o golpe que circula pelas redes sociais não passaria de um boato. Porque o banco que recebe uma transferência agendada não tem como saber que existe um PIX para uma conta em data futura.

Boato ou não, as pessoas devem prestar atenção e sempre que tiverem dúvida sobre alguma transação suspeita pelo PIX ou qualquer outro aplicativo financeiro, devem contatar o seu banco.

Fonte: Mix Vale

Foto: Reprodução Internet