AO VIVO
AO VIVO
Home » Com a chegada do frio, Corpo de Bombeiros alerta para aumento de incêndios envolvendo aquecedores

Com a chegada do frio, Corpo de Bombeiros alerta para aumento de incêndios envolvendo aquecedores

por Maria Stolting
A+A-
Reset

Com a queda nas temperaturas, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), alerta para os cuidados que devem ser tomados neste período. Segundo dados da Diretoria de Segurança Contra Incêndio, só este ano foram registradas 16 ocorrências com fogões a lenha e lareiras, e 33 ocorrências com aquecedores e cobertores elétricos.

Segundo o corpo de bombeiros, é preciso ter em mente que ao utilizar qualquer tipo de aquecedor é preciso manter o ambiente ventilado, para que ocorra a renovação do ar, já que em alguns casos, pode ocorrer asfixia, em razão do consumo de oxigênio no local, ou intoxicação com monóxido de carbono.

Ainda é recomendado jamais manter um aquecedor elétrico ligado na tomada enquanto se toma banho, ou durante a utilização de recipientes com álcool e fogo – esta prática é extremamente perigosa, tanto pelo risco de incêndio, quanto para queimaduras.

Referente à utilização de cobertores elétricos, o corpo de bombeiros destaca que o cobertor não deve ser molhado, dobrado ou perfurado, para evitar danificar a fiação que fica na parte interna. Também não é indicado dormir com o cobertor ligado e nem acrescentar outros cobertores e por cima, para evitar superaquecimento. É importante não deixar o cobertor ligado na eletricidade.

Independente do aparelho utilizado, é indicado sempre conferir se este possui certificação pelo Inmetro.


Fotos: Divulgação/CBMSC