Nesta sexta-feira, 2 de junho, se comemora o Dia Nacional do Bombeiro. A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro.
Antes desse decreto, os incêndios eram apagados por civis. O pedido de socorro era realizado através de um toque de um sino, e homens, mulheres e crianças apagavam os focos com água vinda de poços.
Para comemorar a data, o Corpo de Bombeiros de Torres promoveu atividades para um grupo de crianças, que participar do projeto Primeiros Socorros Reais. As crianças acompanharam os bombeiros durante todo o dia, participando das habituais atividades diárias do Corpo de Bombeiros Militar, como manutenção de hidrantes da cidade, uso de mangueiras e trabalhos de prevenção à incêndios.
“Essa ação visa disseminar esse conhecimento, pois quanto mais pessoas habilitadas souberem agir em situações de fogo e ocorrências de primeiros socorros, melhor será para toda sociedade. As crianças são a melhor maneira de propagar esse conhecimento. Com isso, toda a população ganha” aponta o Sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Marcelo França.
Confira a entrevista do Sargento Marcelo França: