Localizada em Santo Anjo da Guarda, no município de Três Cachoeiras, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa, que atende alunos de 90 famílias, busca através de um projeto em parceria com o Centro Ecológico contribuir para que a comunidade mantenha uma alimentação de qualidade durante a pandemia, através da produção de alimentos.
Numa pesquisa recente, ficou constatado que para colocar comida na mesa, 60% das famílias dos alunos estão dependendo de algum tipo de ação solidária.
“A gente está percebendo que, com o empobrecimento das famílias essa questão está mais complicada ainda. Quantas ainda conseguem escolher o que vão comer? ”, questionou a professora Julci Cardoso.
Durante atividade promovida na escola, o tecnólogo em Gestão Ambiental Nelson Bellé e o agrônomo Joaquim Martins esclareceram dúvidas e incentivaram a produção de alimentos, tanto na escola quanto nas casas dos participantes.
A oficina faz parte do Projeto Compostagem nas Escolas. Segundo a diretora Maura Monteiro, isso confere o tratamento adequado de resíduos sólidos orgânicos, por meio da compostagem e a utilização do composto na produção de alimentos saudáveis.
Ampliar e avançar
A ideia agora, é usar toda a lateral sul do prédio para produzir alimentos, restaurar a estufa e plantar frutíferas. “O máximo que a gente puder produzir em casa, além de estar consumindo um produto de qualidade, a gente vai estar economizando”, avaliou a professora Julci, destacando que a água virá da chuva coletada na cisterna, e o adubo, da decomposição dos resíduos. “Tudo isso é um laboratório também, de aprendizagem, que a gente vai poder utilizar com as crianças e com os adolescentes”.
Fonte: Centro Ecológico