AO VIVO
AO VIVO
Home » Escola do Litoral Norte incentiva produção de alimentos para vencer insegurança alimentar, agravada pela pandemia

Escola do Litoral Norte incentiva produção de alimentos para vencer insegurança alimentar, agravada pela pandemia

por Maria Stolting
A+A-
Reset

Localizada em Santo Anjo da Guarda, no município de Três Cachoeiras, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa, que atende alunos de 90 famílias, busca através de um projeto em parceria com o Centro Ecológico contribuir para que a comunidade mantenha uma alimentação de qualidade durante a pandemia, através da produção de alimentos.

Numa pesquisa recente, ficou constatado que para colocar comida na mesa, 60% das famílias dos alunos estão dependendo de algum tipo de ação solidária.

“A gente está percebendo que, com o empobrecimento das famílias essa questão está mais complicada ainda. Quantas ainda conseguem escolher o que vão comer? ”, questionou a professora Julci Cardoso.

Durante atividade promovida na escola, o tecnólogo em Gestão Ambiental Nelson Bellé e o agrônomo Joaquim Martins esclareceram dúvidas e incentivaram a produção de alimentos, tanto na escola quanto nas casas dos participantes.

A oficina faz parte do Projeto Compostagem nas Escolas. Segundo a diretora Maura Monteiro, isso confere o tratamento adequado de resíduos sólidos orgânicos, por meio da compostagem e a utilização do composto na produção de alimentos saudáveis.

Ampliar e avançar

A ideia agora, é usar toda a lateral sul do prédio para produzir alimentos, restaurar a estufa e plantar frutíferas. “O máximo que a gente puder produzir em casa, além de estar consumindo um produto de qualidade, a gente vai estar economizando”, avaliou a professora Julci, destacando que a água virá da chuva coletada na cisterna, e o adubo, da decomposição dos resíduos. “Tudo isso é um laboratório também, de aprendizagem, que a gente vai poder utilizar com as crianças e com os adolescentes”.


Fonte: Centro Ecológico