AO VIVO
AO VIVO
Home GERAL Cartão postal de Torres, “Monumento Salva Vidas” segue sem data de revitalização definida

Cartão postal de Torres, “Monumento Salva Vidas” segue sem data de revitalização definida

por Maria Stolting
A+A-
Reset

Ponto turístico de Torres, localizado no calçadão da Praia Grande, a Torre Salva Vidas segue sem data de revitalização definida. A edificação, construída em 1953, é o primeiro Torreão de salva vidas do Rio Grande do Sul, sendo considerado pelos munícipes um marco para a cidade de Torres.

As condições do monumento preocupam moradores e turistas que transitam no calçadão. Segundo moradores da região, o local está atualmente pichado, o que indica que mesmo com a contenção instalada em sua base, o acesso é possível e pessoas sobem na Torre, apesar da existência de placa sinalizando a proibição. A estrutura também se encontra visivelmente prejudicada, faltando concreto nos degraus da escada de acesso e em várias partes do monumento.


O assunto vêm sendo tema recorrente na Câmara de Vereadores do município. Através do pedido de providências n° 476/2021, o vereador João Negrini (Rep), solicita ao executivo que seja providenciado o isolamento da parte em baixo da Torre, assim como sugere sua posterior reforma. O mesmo pedido já havia sido feito pela vereadora Carla Daitx (PP), no início do ano.


“O monumento fez parte da nossa história e está ao abandono total. É a única edificação deste tipo que ainda se encontra de pé na orla do Rio Grande do Sul” pontua o vereador João Negrini. Para ele, a revitalização da edificação pode fazer com que a Torre seja explorada turisticamente.


Na manhã desta segunda-feira, 26 de julho, o secretário de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges, e o secretário da Cultura e do Esporte, José Mauri Rodrigues, estiveram no local realizando vistoria. Segundo a prefeitura de Torres, a secretaria de Planejamento e Participação Cidadã está confeccionando um laudo estrutural para restauração, mas até o presente momento não há data definida para entrega deste laudo, bem como de início de qualquer revitalização.





Fotos: Prefeitura de Torres

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing