AO VIVO
AO VIVO
Home SOCIAL Inicia primeiro Agosto Lilás de Torres, mês de conscientização à violência contra a mulher

Inicia primeiro Agosto Lilás de Torres, mês de conscientização à violência contra a mulher

por Maria Stolting
A+A-
Reset

Solenidade realizada nesta quinta-feira, 12 de agosto, na Delegacia Civil de Torres marcou o início do 1º Agosto Lilás do município, mês da conscientização do combate à violência contra a mulher.

Durante o Agosto Lilás, as mulheres vítimas de violência doméstica receberão atendimento especial, orientação, donativos e suporte das Conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulheres (COMDIM) em estrutura, montada em frente à Delegacia de Polícia de Torres. Também serão realizadas blitz e ações policiais na cidade e interior.

Foto: Maria Stolting / Rádio Maristela


“Nós vamos ficar instaladas em frente a delegacia de Torres até dia 30 de agosto, temos estande com mesa, e os atendimentos da vítimas se darão da seguinte forma: primeiro será feira triagem, e depois ela passará para a sala lilás, que fica dentro da delegacia, e é destinada somente para atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica” explicou a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Joelci de Souza Alianielo.

A Polícia Civil de Torres destaca que atualmente, quase metade dos casos de violência registrados na delegacia, são de violência doméstica. No início de julho, foi inaugurada dentro da Delegacia a Sala Lilás, que pretende ser um ambiente acolhedor e diferenciado dos demais atendimentos, possibilitando que a escuta à vítima seja realizada de forma mais humanizada e individualizada. O espaço também conta com ambiente separado destinado à crianças, que muitas vezes acompanham a vítima.


“Com a participação do Conselhor Municipal de Direitos da Mulheres (COMDIM) e Centro de Referência da Mulher Pricila Selau (CRM), melhoramos nossa estrutura para receber as vítimas. Hoje nossas equipes de plantão são formadas por mulheres policiais, que atendem mulheres que sofrem violência, pois a esta não pode ser violentada pela segunda vez, em um órgão policial.” pontuou o delegado titular da Delegacia de Torres, Juliano Aguiar de Carvalho.

O evento contou com a presença da Juíza Diretora do Foro, Dra Marilde Goldschimidt, a Presidente do COMDIM Joelci de Souza, Presidente do Centro de Referência da Mulher Pricila Selau (CRM), Zete Silveira, o Presidente da Câmara de Vereadores, Gibraltar Vidal, Secretário da Saúde de Torres, Cláudio Paranhos, representante da Patrulha Maria da Penha e demais autoridades do município e região, além de apoiadores, representantes de diversos segmentos e agentes policiais da Delegacia de Polícia de Torres.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing