AO VIVO
AO VIVO
Home SAÚDE Mais de 2,9 mil doses de vacinas podem ser descartadas após ato de vandalismo em Capão da Canoa

Mais de 2,9 mil doses de vacinas podem ser descartadas após ato de vandalismo em Capão da Canoa

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Na noite do último sábado (14/08), por volta das 23h30min, a caixa de luz do posto de saúde – ESF São Jorge, em Capão da Canoa, foi quebrada e o disjuntor desligado. As câmeras de monitoramento da Casa de Cultura Érico Veríssimo, que fica próxima ao posto, flagraram o momento em que um casal e uma criança vão em direção ao poste e desligam a chave de luz. Logo após, as câmeras se desligaram devido à falta de energia. O ato de vandalismo pode ter inutilizado 2.994 doses de vacinas contra a Covid, Influenza e de rotina.

A prefeitura de Capão da Canoa diz que embora as câmaras de conservação tenham bateria, a oscilação de temperatura prejudica a eficácia das vacinas. As 2.994 doses de vacina que podem ter sido perdidas são divididas em: 258 da CoronaVac destinadas para primeira aplicação, 230 da AstraZeneca para segunda aplicação, 114 da Pfizer para primeira dose e 138 para segunda dose, 440 doses de vacina da gripe (Influenza) e 1.814 doses de vacinas de rotina utilizadas em crianças, bebês, idosos, gestantes, adolescentes e adultos.

Um boletim de ocorrência foi registrado e enviado relatório ao Governo do Rio Grande do Sul, para análise das amostras e encaminhamentos a serem tomados posteriormente. Até que não saia o resultado das análises, nenhuma vacina será utilizada ou descartada em definitivo.

Segundo a prefeitura, é lamentável um ato de extrema irresponsabilidade como este em um cenário de pandemia e as devidas providências estão sendo tomadas.

Foto de capa: Reuters/Francis Mascarenhas

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing