AO VIVO
AO VIVO
Home CLIMA Primavera inicia nesta quarta-feira e terá nova onda de calor e chuvas

Primavera inicia nesta quarta-feira e terá nova onda de calor e chuvas

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

A estação das flores, a Primavera, inicia às 16h21min desta quarta-feira, 22 de setembro, no Brasil. A previsão dos meteorologistas é de uma nova onda de calor, não tão intensa como foi na primavera de 2020, mas com temperaturas mais altas do o normal para a estação.

De acordo com o ClimaTempo, a primavera contará com o desenvolvimento do evento La Niña, o qual provocará muita chuva em setembro e outubro. O fenômeno La Niña retorna nesta primavera, desta vez, na sua forma Modoki. Os principais centros de monitoramento do Clima global apontam que este evento La Niña estará completamente configurado na virada de setembro para outubro.

Flor do campo com o orvalho da manhã – litoral norte gaúcho. Foto: Novak; S., janeiro de 2014.

Características da Primavera

A primavera é caracterizada pelo desabrochar das flores, chuvas e pelo aquecimento da temperatura. Durante esta estação, o clima fica mais ameno, não tão quente como o verão e não tão frio quanto o inverno.

Pode-se dizer que é uma das estações preferidas das pessoas pela beleza e perfume das flores, que colorem e enchem de vida as cidades.

Equinócio da Primavera

Marca o momento exato do início da estação. O equinócio é um fenômeno astronômico onde o sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. Nessa altura do ano, o dia tem a mesma duração no hemisfério norte e no hemisfério sul.

No seu término, entre 21 e 22 de dezembro, a primavera é marcada por outro evento astronômico: o solstício de verão. Este é o período em que o hemisfério sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do sol.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing