AO VIVO
AO VIVO
Home SAÚDE RS distribui nesta quarta-feira doses da Pfizer para avançar imunização de adolescentes contra a Covid-19

RS distribui nesta quarta-feira doses da Pfizer para avançar imunização de adolescentes contra a Covid-19

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

O governo do Rio Grande do Sul distribui nesta quarta-feira, 22 de setembro, doses da vacina da Pfizer para avançar o processo de imunização contra a Covid-19 em adolescentes, de 12 a 17 anos, sem comorbidades. O Estado decidiu manter a vacinação dos adolescentes após reunião entre a Secretaria da Saúde (SES), Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na terça-feira (21/09).

A partir da decisão, mais de 1 milhão de doses da Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac serão entregues pela SES nesta quarta-feira aos municípios gaúchos. A secretaria ainda irá definir os municípios que receberão doses extras dos imunizantes.

Conforme a secretária da Saúde, Arita Bergmann, somente a vacina da Pfizer está autorizada para os adolescentes, sendo assim, só imunizantes dessa marca estão sendo distribuídos para esse público.

Na reunião com a representação dos municípios foi aprovado destinar 350 mil doses dessa remessa para primeiras doses, incluindo cerca de 165 mil de Pfizer para cobrir a totalidade da faixa dos 17 anos e 58% da faixa dos 16 anos. Essas idades podem variar de cidade para cidade conforme o avanço da campanha e a disponibilidade de doses.

Outro ponto definido foi que as outras 38,5 mil doses serão distribuídas para a dose de reforço dos idosos que fizeram a segunda até 25 de março, contemplando o prazo de seis meses entre as duas. Há ainda a destinação de aproximadamente 620 mil doses para a segunda de pessoas com mais de 18 anos, somando as três fabricantes. Com isso, o Estado completa as doses necessárias para todo o público adulto vacinável no Rio Grande do Sul.

Além disso, foi definido um novo prazo da segunda dose da Pfizer, que passou para oito semanas (56 dias) entre as doses. Segundo a SES, esse cálculo já foi revisto para as doses que serão distribuídas nesta semana.

As doses de reforço e doses extras, assim como a primeira e segunda dose, passam a constar no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), para que se tenha o controle e a informação de quantas destas doses estão sendo aplicadas na população. Após a entrada desses dados, nos próximos dias o painel da vacinação da SES (vacina.saude.rs.gov.br) deverá contar com essa nova informação aberta para consulta.

Com informações da Ascom SES

Foto de capa: Myke Sena/ MS

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing