AO VIVO
AO VIVO
Home SAÚDE “Viver é sempre a melhor opção!” Conheça o atendimento dedicado à prevenção do suicídio em Arroio do Sal

“Viver é sempre a melhor opção!” Conheça o atendimento dedicado à prevenção do suicídio em Arroio do Sal

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Live especial com o tema “Viver é sempre a melhor opção!” no dia 29 de setembro, quarta-feira, a partir das 16h, ao vivo pelo Facebook e Youtube da Prefeitura Municipal, marcará o encerramento do Setembro Amarelo em Arroio do Sal.

O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, mesmo período no qual outras três tentaram se matar sem sucesso. Além disso, o suicídio está entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo, porém ainda é um tema cercado de tabus, medo e preconceitos, o que faz as pessoas ficarem em silêncio e não falem abertamente sobre o assunto.

Segundo o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão), o tema ganha destaque com o Setembro Amarelo, porém, é importante além da conscientização sobre o tema no mês especial, também informar à população sobre o trabalho realizado pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio de fluxo de atendimento disponível dura todo o ano.

“Viver é sempre a melhor opção!”

Neste ano, a Secretaria Municipal da Saúde está dedicada a causa por meio do tema “Viver é sempre a melhor opção!”, assunto que será abordado na live especial no dia 29 de setembro, quarta-feira, a partir das 16h, contará com profissionais da Secretaria da Saúde e as terapeutas das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do Município, ao vivo pelo Facebook e Youtube da Prefeitura Municipal.

A programação busca conscientizar a comunidade e demonstrar a importância de identificar os sinais de sofrimento psíquico e intervir terapeuticamente no momento adequado. Assim como, orientar a população sobre onde procurar ajuda.

Fluxo de Atendimento

O encaminhamento acontece através do Clinico Geral dos ESFs e do Pronto Atendimento 24h para psiquiatra e psicólogos. O psiquiatra atende todas as quartas-feiras, cada semana em um ESF, conforme agendamento após encaminhamento nas unidades de saúde. Atualmente, o Município conta com três psicólogos na rede de Saúde, sendo que cada um deles é responsável por uma linha de cuidado.

Além disso, as Terapias Integrativas (PICS) têm se mostrado aliadas importantes como recursos terapêuticos no combate a depressão, por exemplo. Em Arroio do Sal as PICS estão distribuídas por todos os ESFS, da Bom Jesus a Rondinha, sendo realizadas semanalmente, conforme cronograma, as terapias de Reiki, Floral, Reflexologia e Constelação Familiar. E os encaminhamentos para as PICS são feitos através das enfermeiras e médicos de cada ESFs.

Ações pela VIDA

Especialmente em setembro, as unidades de saúde e escolas do Município são incentivadas a prepararem ações especiais, levando à reflexão do tema e de orientação sobre a prevenção do suicídio e a valorização da Vida.

Entre as ações de sensibilização que vem sendo realizadas, destacamos uma que orienta os usuários do ESF Figueirinha, sobre as “frases de alerta”, que podem ser um aviso de que a pessoa está enfrentando problemas e precisa de ajuda de amigos e familiares. São, elas:

– “Eu não aguento mais”

– “Eu sou um peso para outras pessoas”

– “Cansei da minha vida”

– “Queria sumir”

– “Quero morrer”

– “Queria não ter nascido”

Sobre o Setembro Amarelo

A campanha conhecida como “Setembro Amarelo” começou no Brasil, em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Conheça o Centro de Valorização da Vida (CVV), em: https://www.cvv.org.br/

:: Quer receber as notícias da Prefeitura de Arroio do Sal no seu celular? Basta salvar o número (51) 3687-3550 na sua agenda e enviar uma mensagem com o texto: “Notícias”.

Fonte: Melissa Maciel / Ascom PMAS

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing