O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) concluiu seu estudo sobre a transparência das informações relativas à vacinação Covid-19 divulgadas pelos Executivos Municipais e Estadual em seus sites institucionais, ao longo dos meses de julho, agosto e setembro de 2021.
Para avaliar a transparência das prefeituras, o Tribunal definiu 11 critérios de avaliação. Entre eles, se o site facilitava o acesso da população às informações, se existiam canais de denúncia, se eram informadas as quantidades de doses recebidas e aplicadas e se os locais de vacinação eram divulgados.
Em muitos casos, foi verificado que as informações estavam sendo veiculadas nas redes sociais dos Municípios, mas não nos portais institucionais, o que inviabilizava o amplo e fácil acesso às informações de forma mais segura e gratuita.
No Litoral Norte Capivari do Sul, Maquiné e Mostardas obtiveram nota 10. Xangri-Lá, Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul ficaram com nota 0. Torres ficou com 7,5.
Os resultados gerais, contendo o desempenho de todos os municípios gaúchos, tanto na avaliação preliminar quanto após a fase de ajuste/revisão, encontram-se publicados na seção especial Transparência da Vacinação Covid-19, no portal do TCE-RS.
Confirma os resultados dos municípios do Litoral Norte:
Arroio do Sal – 5,3
Balneário Pinhal – 1
Capão da Canoa – 3,7
Capivari do Sul – 10
Caraá – 3,5
Cidreira – 1
Dom Pedro de Alcântara – 8,3
Imbé – 4
Itati – 8,6
Mampituba – 8,5
Maquiné – 10
Morrinhos do Sul – 0
Mostardas – 10
Osório – 7
Palmares do Sul – 3
Santo Antonio da Patrulha – 7
Tavares – 5,5
Terra de Areia – 8,9
Torres – 7,5
Tramandaí- 2,5
Três Cachoeiras – 0
Três Forquilhas – 9,5
Xangri-Lá – 0
Fonte: TCE / JPN