O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) concluiu seu estudo sobre a transparência das informações relativas à vacinação Covid-19 divulgadas pelos Executivos Municipais e Estadual em seus sites institucionais, ao longo dos meses de julho, agosto e setembro de 2021.

Para avaliar a transparência das prefeituras, o Tribunal definiu 11 critérios de avaliação. Entre eles, se o site facilitava o acesso da população às informações, se existiam canais de denúncia, se eram informadas as quantidades de doses recebidas e aplicadas e se os locais de vacinação eram divulgados.

Em muitos casos, foi verificado que as informações estavam sendo veiculadas nas redes sociais dos Municípios, mas não nos portais institucionais, o que inviabilizava o amplo e fácil acesso às informações de forma mais segura e gratuita.

No Litoral Norte Capivari do Sul, Maquiné e Mostardas obtiveram nota 10. Xangri-Lá, Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul ficaram com nota 0. Torres ficou com 7,5.

Os resultados gerais, contendo o desempenho de todos os municípios gaúchos, tanto na avaliação preliminar quanto após a fase de ajuste/revisão, encontram-se publicados na seção especial Transparência da Vacinação Covid-19, no portal do TCE-RS.


Confirma os resultados dos municípios do Litoral Norte:

Arroio do Sal – 5,3

Balneário Pinhal – 1

Capão da Canoa –  3,7

Capivari do Sul – 10

Caraá – 3,5

Cidreira – 1

Dom Pedro de Alcântara – 8,3

Imbé – 4

Itati – 8,6

Mampituba – 8,5

Maquiné – 10

Morrinhos do Sul – 0

Mostardas – 10

Osório – 7

Palmares do Sul – 3

Santo Antonio da Patrulha – 7

Tavares – 5,5

Terra de Areia – 8,9

Torres – 7,5

Tramandaí- 2,5

Três Cachoeiras – 0

Três Forquilhas – 9,5

Xangri-Lá – 0




Fonte: TCE / JPN