A prefeitura de Torres lançou na última semana uma nova alternativa gratuita para a leitura no município. Cerca de 150 livros em formato digital já estão à disposição para a população em geral. A iniciativa possibilita acesso gratuito por meio de qualquer dispositivo com internet, como computador, celular e tablet.

Nesta primeira etapa, a prefeitura aponta que será oferecido o acesso a mil obras. Atualmente, os leitores encontram no acervo autores como Machado de Assis, José de Alencar, e Aluísio Azevedo.

De acordo com a administração municipal, o projeto surgiu como uma alternativa para permitir o acesso à leitura nesse momento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e busca contribuir com o desenvolvimento educacional e cultural da cidade através da consciência social, da cidadania e democracia.

O bibliotecário Eduardo Meirelles, responsável técnico pela Biblioteca Municipal, localizada na Avenida José Maia Filho, 505, que funciona hoje das 13h às 18h, disse estar entusiasta com o funcionamento da biblioteca digital pelo fato da iniciativa revolucionar o acesso à educação, sendo, segundo ele, a melhor opção para modernizar a biblioteca.  O acervo pode ser acessado pelo site biblioteca.torres.rs.gov.br.