AO VIVO
AO VIVO
Home DIOCESE DE OSÓRIO Diocese de Osório inaugura sua nova cúria em 10 de novembro

Diocese de Osório inaugura sua nova cúria em 10 de novembro

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A Diocese de Osório inaugura sua nova Cúria no dia 10 de novembro de 2021, aniversário dos 22 anos de constituição da Diocese e 20 anos da Primeira Dedicação da Catedral Nossa Senhora da Conceição. A partir dessa data de inauguração, todo atendimento ao clero e público em geral será realizado no novo endereço.

Por ocasião da fundação da Diocese de Osório, em 10 de novembro de 1999, as paróquias que pertenciam a Arquidiocese de Porto Alegre e Caxias do Sul e que passaram a integrar a nova Diocese contribuíram para a compra da área onde está atualmente a Cúria, na Rua Dr. Mário Santo Dani, 218, em Osório. Além disso, auxiliaram, também, para a concretização deste espaço que estava sendo constituído na época, além da residência do Bispo Diocesano. A casa que foi um pensionato para meninas do interior que vinham estudar na Escola Rural de Osório foi, então, adaptada para esse fim.

De acordo com o bispo da Diocese, dom Jaime Pedro Kohl, bispo desde 2007, quem conhece o prédio reconhece que seria insustentável permanecer por muito tempo no local, não somente pela precariedade da estrutura, mas também pela sua localização, às margens da BR 101. Por isso, dom Jaime Pedro se empenhou junto ao clero e respectivos conselhos na busca de uma solução, primeiramente, separando a Residência Episcopal da Cúria.

A Residência Episcopal, em um entendimento conjunto com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral, a partir da construção de uma nova residência para os padres dessa Paróquia, passou a ocupar, após reforma e adaptação de ambientes, aquela que era a casa paroquial situada junto à Praça da Catedral, na Rua Major João Marques, 430, no Centro de Osório. E para os serviços administrativos da Diocese foi construída uma nova Cúria, na Rua Santos Dumont, 2355, no bairro Albatroz.

“É um prédio totalmente novo e construído para a finalidade der ser a nova Cúria da Diocese, para responder as necessidades atuais e futuras da parte jurídico-administrativa da Diocese de Osório e para a Coordenação Diocesana de Pastoral, enquanto não for construído o Centro de Pastoral, conforme projeto já aprovado”, explica o bispo.

Dom Jaime Pedro agradece a Providência divina que acompanhou até aqui e a todos os que de uma forma ou de outra se fizeram benfeitores para que essa obra – Cúria Diocesana – fosse entregue a serviço da comunidade católica no Litoral Norte gaúcho.

“Aguardamos a visita de todos os que desejarem conhecer. Sejam todos bem-vindos à nova sede da Mitra Diocesana de Osório. Deus seja louvado” (Dom Jaime Pedro Kohl).

Fonte: ASCOM da Diocese de Osório / Melissa Maciel

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing