AO VIVO
AO VIVO
Home SAÚDE Município de Arroio do Sal disponibiliza veículo para fazer transporte e incentivar doações de sangue para o Hemocentro

Município de Arroio do Sal disponibiliza veículo para fazer transporte e incentivar doações de sangue para o Hemocentro

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas e ajudar pacientes com doenças crônicas, além de casos de cirurgias de grande porte e acidentes graves. Como forma de incentivar a doação de sangue, o Município de Arroio do Sal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, disponibilizará veículo para transportar voluntários até o Hemocentro de Porto Alegre.

De acordo com o secretário da pasta, Diego Feldmann, o Hemocentro está em alerta com o baixo estoque de sangue. O órgão necessita de doações diárias ou ações como essa de disponibilização de transporte até a capital. O Hemocentro de Porto Alegre disponibiliza ao longo do ano e, especialmente, na alta temporada, bolsas de sangue para os atendimentos às unidades hospitalares da região e o Pronto Atendimento de Arroio do Sal.

“A iniciativa é uma forma de incentivar as pessoas que têm o desejo de doar sangue, mas não possuem veículo para ir até a capital, onde acontece a coleta e armazenamento do material”, explica o secretário.

Diego ressalta que para ter direito ao transporte até o Hemocentro, é necessário ir até as unidades de saúde, os ESFs, e manifestar interesse em ser doador de sangue. A Secretaria Municipal irá organizar um grupo de doadores e data para a realização do transporte até o Hemocentro.

O que precisa para ser doador de sangue:

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita antes de completar 60 anos;

Pesar no mínimo 50kg;

Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;

Estar alimentado;

Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do doador;

Para os menores de idade é necessário estar acompanhado do pai ou da mãe;

Quem fez tatuagem, micropigmentação ou colocou piercing pode doar 12 meses após a realização do procedimento, enquanto a endoscopia, após seis meses;

Candidatos à doação que tiveram Covid-19 estando totalmente sem sintomas da doença podem doar sangue 30 dias após a cura;

Já a vacina contra a covid-19 da Astrazeneca impede a doação por sete dias e da Cononavac por 48h.

Para mais informações sobre a iniciativa, contate os ESFs: ESF Centro no (51) 3687-3542, ESF Rodinha no (51) 3687-3548, ESF Atlântico no (51) 3687-3549, ESF Bom Jesus no (51) 3687-3547, ESF Figueirinha no (51) 3687-3546.

:: Quer receber as notícias da Prefeitura de Arroio do Sal no seu celular? Basta salvar o número (51) 3687-3550 na sua agenda e enviar uma mensagem com o texto: “Notícias”.

Fonte: ASCOM PMAS / Melissa Maciel

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing