AO VIVO
AO VIVO
Home EDUCAÇÃO Educação Infantil de Arroio do Sal utilizará materiais pedagógicos montessorianos em 2022

Educação Infantil de Arroio do Sal utilizará materiais pedagógicos montessorianos em 2022

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Arroio do Sal contará em 2022 com materiais pedagógicos que possuem a altura das crianças. Desta forma, de acordo com os especialistas em educação, os alunos desenvolvem a autonomia e a liberdade individual, sempre respeitando os limites do desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

Os materiais pedagógicos seguem o método Montessori e estarão disponíveis nas duas escolas de educação infantil, EMEI Bem-Me-Quer e EMEI Magia do Aprender, além das escolas de ensino fundamental que atendem a pré-escola.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Diego Dias, a inciativa surgiu quando acompanhado do vereador Ronaldo Pereira – Caroço (MDB), visitaram a Brinquedoteca do município de Capão da Canoa e conheceram os materiais pedagógicos que seguem o método Montessori.

“Com o apoio do prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão), decidimos adquirir o material para as nossas escolas por acreditarmos que vai auxiliar e estimular os pequenos, para que eles possam desenvolver plenamente as suas habilidades, de maneira autônoma e no seu devido tempo”, explica o secretário.

Segundo o diretor de uma das escolas contempladas, a EMEI Magia do Aprender, Jáder de Oliveira de Medeiros, o material será disponibilizado no saguão da escola, em local delimitado, formando diversos circuitos para trabalhar com os alunos conceitos de equilíbrio, lateralidade, entre outros, possibilitando para 2022 oferecer não só maior cuidado, mas um ambiente enriquecido para a aprendizagem.

O método montessoriano foi idealizado em 1907, pela médica italiana Maria Montessori. Segundo o método, a criança aprende por si mesma, de acordo com o seu desenvolvimento natural e períodos sensíveis. Como seres individuais, cada criança possui o seu próprio ritmo. Além disso, o ambiente deve ser propício ao aprendizado e também deve ser pensado para atender as necessidades específicas dos pequenos.

Os materiais já foram entregues nas escolas e os professores receberão formação sobre o uso deles em fevereiro de 2022, durante a Jornada Pedagógica promovida pela Secretaria Municipal da Educação.

:: Quer receber as notícias da Prefeitura de Arroio do Sal no seu celular? Basta salvar o número (51) 3687-3550 na sua agenda e enviar uma mensagem com o texto: “Notícias”.

Fonte: Ascom PMAS / Melissa Maciel

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing