Veranistas e torrenses que buscam aproveitar o tempo livre para ficar perto da natureza tem uma nova opção: a realização de trilhas guiadas totalmente gratuita no Parque Estadual de Itapeva. As trilhas são realizadas sem agendamento de segunda a sexta-feira, em diferentes turnos de acordo com o dia. Nas segundas e quintas-feiras, a saída é às 14h00 horas e retorno as 16h30, já nas terças, quartas e sextas-feiras a saída às 09h horas e retorno às 11h30.

Os participantes maiores de 18 anos devem apresentar comprovante vacinal com no mínimo duas doses da vacina contra a Covid-19, utilizar máscara e respeitar o distanciamento social. Todas as trilhas tem o limite máximo de quinze pessoas por turno de atendimento, como parte das iniciativas de proteção contra a Covid-19.

Durante a trilha, o visitante recebe informações sobre as características da Unidade de Conservação, flora e fauna associada a cada ambiente, zoneamento, atividades da gestão.

Contíguo à cidade de Torres, o Parque Estadual de Itapeva tem como principais objetivos proteger ecossistemas e espécies da fauna e flora raros e ou ameaçados, e promover atividades de pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.

Abriga ambientes de dunas, vegetação de restinga, campos secos e alagados, banhados e turfeiras e Mata Paludosa (floresta formada sobre solos bastante úmidos). Desse modo, o Parque tem o importante papel de conservar um dos últimos remanescentes da paisagem característica da planície litorânea do Rio Grande do Sul.

Foto: Governo do Rio Grande do Sul

Com informações de Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura e PEVA