AO VIVO
AO VIVO
Home TRÂNSITO Balanças para ônibus e caminhões são instaladas na BR 101, em Terra de Areia

Balanças para ônibus e caminhões são instaladas na BR 101, em Terra de Areia

por Maria Stolting
A+A-
Reset

 A concessionária CCR ViaSul informou que está na fase final da construção de dois postos gerais de fiscalização (PGFs), na BR-101. Ambos ficarão em Terra de Areia, nos kms 41 e 49, e a previsão de início da operação é para o primeiro trimestre de 2022.

Cada posto de fiscalização funcionará com uma equipe de cerca de 13 colaboradores da Concessionária que irão operar dois equipamentos distintos, responsáveis pela pesagem dos veículos de carga. Um deles é a balança seletiva, dispositivo montado em uma pista adjacente à rodovia por onde passarão todos os ônibus e caminhões em uma velocidade máxima de, até, 60 km/h. Em caso de detecção de alguma anormalidade, como excesso de peso, por exemplo, os veículos serão direcionados (através de semáforo) para a balança de precisão.

Fonte: Fabiano Panizzi

Na balança de precisão o veículo passa por uma nova pesagem, de forma a confirmar, ou não, tais anormalidades. Em caso de confirmação, o veículo é direcionado para o pátio, afim de ter a sua documentação analisada pelos responsáveis do PGF. Caso contrário é redirecionado à rodovia.

No caso da confirmação de irregularidades, os fiscais da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) que atuam no PGF aplicam as sanções legais cabíveis de acordo com cada situação, podendo ser desde de uma notificação até a retenção do veículo para transbordo da carga excedente.

“O processo de pesagem é bem rápido e não impacta no tempo de viagem dos motoristas cujos veículos estejam regulares. O objetivo do PGF é, justamente, identificar veículos que estejam com excesso de peso que possam ocasionar acidentes, eliminando, assim, essa causa”, afirma o gerente de Atendimento da Concessionária, Diogo Stiebler.




Fonte: CCR ViaSul

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing