Começou nesta sexta-feira, 21 de janeiro, mais uma etapa da obra de revitalização do calçadão da Avenida Beira-Mar da Praia Grande em Torres. Desta vez, o serviço será realizado no trecho entre a Rua Firmino Torelli e a Rua Tiradentes, cerca de 150 metros.

O valor da obra é de R$ 366.050,03 e a empresa vencedora do processo licitatório foi a Connecting People Gestão Administrativa e Financeira.

De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Cidadã, o objetivo da obra é revitalizar a área deteriorada, realizar adequação da drenagem, da acessibilidade, harmonização com o padrão pré-existente nos demais trechos do calçadão e implantar uma ciclofaixa.

Será feita a substituição de todo o calçadão existente, incluindo os meios-fios em ambos os lados, ajuste da acessibilidade com a construção de rampas e pisos podotáteis, pavimentação em CBUQ no restante do pavimento, implantação da ciclofaixa próximo ao calçadão, de acordo com o padrão pré-existente, sinalizações horizontais e verticais.

Precariedade da antiga estrutura

Após essa revitalização, ainda restará um trecho de 700 metros que manterá a estrutura atual. Este possui pedras diferentes das que existem atualmente nos trechos revitalizados, lixeiras feitas de concreto e estacionamento distribuído de forma oblíqua.

Moradores e turistas, especialmente os que praticam exercício físico no calçadão da Praia Grande se queixam da falta de estrutura no local. Entre as principais dificuldades relatadas, estão a grande quantidade de buracos, o calçamento irregular, a falta de lixeiras e a necessidade de uma ciclovia, não existente no local hoje.

Foto: Maria Stolting / Rádio Maristela